No domingo, 11 de agosto de 2024, o quadrimotor Hawaii Mars realizou seu voo final ao partir de Port Alberni para Patricia Bay (ambas as localidades estão situadas no Canadá).
Apelidado de Hawaii Mars, este gigante quadrimotor possui a matrícula C-FLYL e é do modelo Martin JRM Mars – uma aeronave construída para a Marinha Norte-Americana durante a Segunda Guerra Mundial. Apenas sete exemplares foram produzidos.
Além da U.S. Navy, a empresa canadense Coulson Aviation também operou o quadrimotor, incluindo o Hawaii Mars, que estava sem voar desde 2016. A companhia decidiu, em abril deste ano, doar a aeronave ao British Columbia Aviation Museum, em Sidney (Canadá), e iniciou os preparativos para realizar o traslado do avião até o local. Em 1º de agosto, o Hawaii Mars decolou pela primeira vez após muito tempo sem voar e, no último domingo, voou pela última vez até sua nova casa. No caminho, o Hawaii Mars realizou passagens pela região, onde diversos espectadores puderam admirar o momento.
A Coulson Aviation doou o Philippine Mars ao Pima Air & Space Museum e deve realizar o traslado da aeronave até o final de 2024.