Fundada em 1962, a Surinam já teve de tudo um pouco em sua trajetória e sua frota vive uma constante transformação, ainda que sempre pequena.
Um exemplo disso foram os jatos DC-9 e MD-80 operados pela empresa. Entre 1996 e 1999, a Surinam tinha em atividade o MD-87 PZ-TCG, que foi trocado em 1999 pelo DC-9-50 PZ-TCK. A aeronave ficou na companhia até 2003, quando o MD-82 PZ-TCL entrou em seu lugar e voou até 2009. Nesse mesmo ano, chegaram dois 737-300 para substituir o McDonnell Douglas. Os modelos continuaram trocando até chegar nos atuais 737-800 e a frota de aeronaves utilizadas para os voos de longa distância passa pela mesma mudança: a empresa já teve 747-300, três A340-300 (operados separadamente), seis Douglas DC-8 (operados separadamente) e um Boeing 777-200, fora os arrendamentos em wet lease.
Sua frota atual é composta somente por duas aeronaves:
- Boeing 737-800 PZ-TCV – incorporado em dezembro de 2022 – 16,6 anos
- Boeing 737-800 PZ-TCX – incorporado em setembro de 2023 – 17,3 anos
Os jatos não possuem a mesma configuração interna. De acordo com o planespotters.net, o PZ-TCV tem 12 assentos na executiva e 138 na econômica enquanto o PZ-TCX tem 12 poltronas na executiva e 150 na econômica.
Para cumprir sua linha Paramaribo-Amsterdã, a Surinam Airways substituiu o A340-300 PZ-TCW por variados A330. Desde a aposentadoria do quadrimotor, em março deste ano, a empresa já fez wet lease de um A330-300 da Wamos Air, de dois A330-200 da Maleth-Aero e agora mais recente vem utilizando o A330-200 EC-NZJ da Privilege Style.
Você já voou com a Surinam Airways? Um dos FlightCheck da nossa edição 615 foi a bordo da companhia. Garanta já a sua para conferir como foi a experiência: