A série ERJ da Embraer teve mais de 1.200 unidades construídas e conquistou operadores em diversos locais, principalmente na América do Norte, Europa e África. Em território brasileiro, 32 exemplares da família foram utilizados em voos comerciais com passageiros em apenas duas empresas aéreas: a Rio-Sul e a Passaredo (atual Voepass).
Dos 32 jatos operados pelas linhas aéreas, 31 foram do modelo ERJ-145 (16 pela Rio-Sul e 15 pela Passaredo) e um foi do ERJ-135.
De matrícula PT-TJA, o único ERJ-135 que voou em uma companhia aérea brasileira foi incorporado pela Passaredo em novembro de 2010. Na época, a empresa estava em plena expansão de sua frota e malha e a aeronave, que tinha configuração de 37 assentos em classe única, chegou para reforçar esse crescimento.
![PT-TJA: o único ERJ-135 que voou na Passaredo 1 WhatsApp Image 2024 05 15 at 17.25.39](https://flapinternational.com.br/wp-content/uploads/2024/05/WhatsApp-Image-2024-05-15-at-17.25.39-300x201.jpeg)
Seu primeiro voo nas cores da aérea brasileira foi o 2271 de Ribeirão Preto para Pampulha, em Belo Horizonte, realizado em 22/11/2010.
Durante seu curto tempo de voos na Passaredo, o ‘TJA’ passou também por outros aeroportos, como por exemplo Brasília, Curitiba e Guarulhos.
O fim de sua jornada na empresa foi em agosto de 2011, quando o bimotor realizou seu último voo na PTB: o 2379 de Brasília para Ribeirão Preto do dia 17/8/2011. A aeronave deixou o Brasil toda branca e encontrou rapidamente um novo operador.
Em novembro de 2011, o PT-TJA já estava em terras sul-africanas, voando pela Airlink como ZS-SUV, onde continua operando até hoje. O exemplar possui 21,6 anos e antes da Passaredo voou na Delta Connection como N831RP.