Especial Pan Am: First Moon Flights Club

Especial Pan Am: First Moon Flights Club
Foto: Wikimedia

Sempre com o olhar à frente do seu tempo, a icônica Pan Am lançou, em 1968, o First Moon Flights Club, que consistia em uma campanha de marketing da companhia promovendo o turismo espacial com voos comerciais para a Lua.

O programa não tinha custo algum para inscrição e era na verdade uma fila de espera para que desejasse um dia voar à Lua com a Pan Am. A ideia começou a partir da solicitação de um jornalista austríaco, que pediu à uma agência de turismo do país um voo para a Lua. A agência então encaminhou o pedido dele para a Aeroflot e para a Pan Am, que aceitou a solicitação duas semanas depois e respondeu dizendo que o primeiro voo deveria decolar em 2000.

Um cartão assinado por James Montgomery, então vice-presidente da Pan Am, e com o número de posição da fila era dado a quem fizesse sua reserva no programa, que de início não ganhou muitas inscrições, mas acabou se tornando bastante popular, principalmente após a missão Apollo 11. Só em 1969, 25 mil reservas foram feitas. O sucesso do programa fez com que a Trans World Airlines também criasse a sua lista de espera para voos lunares, mas os números da TWA acabaram amargando em 6 mil inscrições. A campanha da Pan Am foi na época considerada como uma brincadeira ou falsa por muitos, mas a Pan Am insistia que era legítima.

First Moon Flights Club Back
Verso do cartão. Foto: Wikimedia

Em 1971, o programa se tornou um empecilho para a companhia, que atravessava problemas econômicos, e a lista de espera foi oficialmente encerrada em março daquele ano. Até aquele momento, 93 mil nomes de 90 diferentes países haviam sido registrados. Mesmo com seu fim, a empresa continuou afirmando que o First Moon Flights Club não era uma brincadeira e que os nomes registrados eventualmente seriam resgatados.


LEIA TAMBÉM:


A paralisação dos voos da Pan Am em 1991 colocou de vez um ponto final em qualquer possibilidade ou plano da companhia em realizar voos comerciais para a Lua.

O filme de ficção científica 2001: A Space Odyssey, lançado em 1968, mostrou um Pan Am Space Clipper fictício e acabou ajudando a trazer credibilidade ao First Moon Flights Club na época.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *