Saiba por onde estão os A330s que voaram na TAM Linhas Aéreas

Saiba por onde estão os A330s que voaram na TAM Linhas Aéreas
Foto: Maarten Visser

Em novembro de 1998, a TAM Linhas Aéreas recebia seus dois primeiros Airbus A330-200. De matrículas PT-MVA e PT-MVB, as aeronaves foram apresentadas no Aeroporto de Congonhas e significavam o início de um novo momento na companhia. As primeiras da TAM rotas internacionais com o modelo conectavam Guarulhos com Miami e também Guarulhos com Paris.

A empresa voou com um total de 22 unidades (não simultaneamente) do A330-200 entre 1998 e 2016, ano em que o jato foi aposentado de suas operações. Operado pelo PT-MVQ, o último voo regular do A330 na companhia aconteceu em abril de 2016, ligando a Cidade do México e Guarulhos. Durante o período em atividade, o bimotor da Airbus foi a espinha dorsal dos voos de longo curso da TAM e foi essencial na abertura de diversos mercados na companhia, como Madri, Nova York, Londres, entre outros.

Após a aposentadoria, parte das aeronaves ganhou uma nova vida em outras operadoras, outros exemplares já não tiveram a mesma sorte e acabaram desmontados. Saiba por onde estão os A330-200 que voaram na TAM Linhas Aéreas (atual LATAM Brasil):

Modelo Matrícula Status Atual
A330-223 PT-MVA Desmontado em Tarbes, na França
A330-223 PT-MVB Desmontado em Tarbes, na França
A330-223 PT-MVC Desmontado em Tarbes, na França
A330-223 PT-MVD Desmontado em Tarbes, na França
A330-223 PT-MVE Desmontado em 2017 em São Carlos, no Brasil
A330-202 PT-MVF Estocado / Matrícula atual: 9H-JFS / Pertence à Maleth-Aero
A330-202 PT-MVG Estocado / Matrícula atual: 9H-BFS / Pertence à Maleth-Aero
A330-202 PT-MVH Desmontado em 2022 em Tarbes, na França
A330-202 PT-MVK Desmontado em 2022 em Tarbes, na França
A330-202 PT-MVL Ativo como 9H-MFS na Saudi Arabian arrendado pela Maleth-Aero
A330-223 PT-MVM Ativo na Turkish Airlines como TC-JIO
A330-223 PT-MVN Ativo na Turkish Airlines como TC-JIP
A330-223 PT-MVO Ativo na Turkish Airlines como TC-JIR
A330-223 PT-MVP Ativo na Turkish Airlines como TC-JIS
A330-223 PT-MVQ Ativo na Malaysia Airlines como 9M-MTY
A330-223 PT-MVR Ativo na Turkish Airlines como TC-JIT
A330-223 PT-MVS Ativo na Malaysia Airlines como 9M-MTZ
A330-223 PT-MVT Estocado / Matrícula atual: TC-JIZ / Pertence à Turkish Airlines
A330-223 PT-MVU Ativo na Turkish Airlines como TC-LOH
A330-223 PT-MVV Estocado / Matrícula atual: TC-LOI / Pertence à Turkish Airlines
A330-243 PT-MSD Desmontado em 2020 em MOD St. Anthan, no Reino Unido
A330-243 PT-MSE Desmontado em 2020 em MOD St. Anthan, no Reino Unido

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

4 respostas

  1. Conheci o pioneiro proprietário da TAM, comandante Rolim Amaro. Homem visionário e cheio de virtudes. Empresa que já sobreviveu dificuldades e continua crescendo. Ainda que eu tenha perdido meu irmão Mauro Rodrigues de Mattos no fatídico voo 402, fazer 100, em 31.10.1996, tenho profundo respeito pela empresa TAM.

  2. A vida segue que segue, cadê (Panair,,Vasco,Cruzeiro,Varig,Webjet,Taf,Rio Sul,Nordeste,qdo cheguei na Infraero metade já tinha ido ao logo dos meus 20 anos a outra metade chegaram,gol,azul

  3. Melhor época da Tam
    Um avião confortável espaçoso para as malas
    Agora esses da Latam não cabe nada . Sou músico cabia instrumentos no compartimento agora nao dá mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Últimas