Relembre: voo histórico comandado por mulheres pousa na Arábia Saudita

Relembre: voo histórico comandado por mulheres pousa na Arábia Saudita
Foto: Afpwong

A Arábia Saudita é um dos vários países orientais onde existem certas limitações para as mulheres. Em 2016, um voo histórico com tripulação exclusivamente feminina pousou no país.

A Royal Brunei Airlines, de Brunei, um país asiático situado na ilha de Bornéu, realizou a simbólica operação. Principal responsável pelo voo, a comandante Sharifah Czarena Surainy contou com a companhia de Nadiah Pg Khashiem e Sariana Nordin, co-pilotos da operação.

“As pessoas normalmente veem o mundo dos pilotos como dominado pelos homens. Mas estamos mostrando às novas gerações de meninas que elas podem realizar seus sonhos”

disse Sharifah Czarena Surainy ao jornal Brunei Times, em 2012

Sharifah é uma pioneira e, em 2013, ela se tornou a primeira mulher a atuar como comandante em uma companhia do Sudeste Asiático.

voo2.jpg
Foto: BRUNEI KRALIYET HAVAYOLLARI

Operado por Boeing 787-8 da companhia, o voo BI 081 decolou de Brunei para Jeddah. Na época, o fato histórico repercutiu na mídia, principalmente porque as mulheres na Arábia Saudita não eram nem permitidas a dirigir carros e haviam sido liberadas há pouco tempo para votações políticas.

Hoje, anos mais tarde, o cenário por lá passou por evoluções e em 2022 aconteceu o primeiro voo doméstico no país com tripulação 100% feminina. A Flydeal realizou a operação e também fez história no país.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Últimas