Dias atrás, conhecemos mais detalhes do movimentado e agitado Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que completou 87 anos recentemente. Hoje, vamos viajar para o Egito e explorar o Aeroporto de Sharm el-Sheikh, porta de entrada para um dos destinos mais buscados no Mar Vermelho.
Localização
Cercada por luxuosos resorts, Sharm el-Sheikh é uma cidade egípcia situada na extremidade sul da península Sinai e banhada pelo Mar Vermelho. O local é bastante procurado por turistas, que buscam as águas cristalinas, belas praias e o agito noturno do local. Também é um ponto interessante para mergulhadores e ecologistas devido à ambulante vida marinha que habita os corais e arrecifes das águas do Parque Nacional de Ras Mohamed. O apelido “Pearl of Egypt” (Pérola do Egito) faz jus à beleza da localidade.
O Sharm el-Sheikh International Airport é uma peça essencial para receber os milhares de visitantes que todos os anos passam pela região. Ele está localizado próximo de boa parte dos hotéis e resorts e a cerca de 23km do centro da pequena cidade, que possui pouco mais de 35 mil habitantes.
História
Em 1956, com o apoio do Reino Unido e da França, Israel declarou guerra ao Egito, dando assim início ao período conhecido como Crise de Suez. Durante esse momento, os israelenses ocuparam boa parte da península de Sinai, incluindo Sharm el-Sheikh. O Egito recuperou o controle do local no ano seguinte. Anos mais tarde, em 1967, os israelenses dominaram a região mais uma vez.
Neste segundo período de ocupação, uma base aérea foi construída em 1968 pelos israelenses em Sharm el-Sheikh para uso da Força Aérea de Israel. Além do aeroporto, Israel também começou a desenvolver a área com a construção de povoados. A base militar foi bastante utilizada no período do conflito contra o Egito e a Jordânia.
Em 1979, Israel e Egito assinaram um acordo de paz e os israelenses deixaram de dominar a península do Sinai. Com os egípcios de volta no comando em 1982, o aeroporto foi aberto para uso civil.
Observando o potencial do local, o Governo do Egito desenhou um plano para desenvolver a região de Sharm el-Sheikh e com o surgimento dos primeiros hotéis, os voos comerciais no aeroporto começaram gradualmente a aumentar. Para acompanhar tal crescimento, o aeroporto passou por diversas aprimorações.
Reformas
As reformulações do terminal originalmente construído, que é conhecido como Terminal 2, terminaram em 2004. O complexo pode comportar 2,5 milhões de passageiros ao ano.
Em 2007, inaugurou-se o Terminal 1, ampliando a capacidade anual de passageiros em 5 milhões. Mais moderno e amplo, diversas empresas aéreas migraram para o novo local. Na década seguinte, o complexo passou por novas reformas de ampliação e em 2019 foi reinaugurado, passando a poder comportar 9 milhões de passageiros/ano.
Em 2008, o governo egípcio anunciou planos para a construção de um terceiro terminal e, no ano seguinte, assinou o contrato com a espanhola Pointec para o desenvolvimento do projeto. No entanto, as obras não se iniciaram até hoje. O novo complexo ampliaria a capacidade para 18 milhões de passageiros anuais.
A obra mais recente no local foi a da pista adicional 04R/22L.
Voo Metrojet
Em 2015, Sharm el-Sheikh foi para os holofotes dos canais de notícias do mundo todo por um motivo nada bom: a queda de uma aeronave minutos após decolar do aeroporto egípcio.
Operado pelo Airbus A321 de matrícula EI-ETJ, o voo da empresa russa Metrojet decolou de “cidade dos resorts” às 5h50 (local) para São Petersburgo com 224 pessoas a bordo. Cerca de 23 minutos após a partida, o jato desapareceu dos radares ainda quando sobrevoava o Egito. No mesmo dia, um grupo do Estado Islâmico assumiu a responsabilidade da queda, afirmando que haviam derrubado a aeronave.
A ocorrência causou uma diminuição brusca do movimento no Aeroporto de Sharm el-Sheikh. Inseguros e desconfiados, diversos países baniram suas empresas aéreas de realizarem voos para o local, incluindo a Rússia, que era uma das nações com maior fluxo de turistas para a região. Na época, por exemplo, a russa Transaero voava para Sharm el-Sheikh com o Boeing 747.
Foram anos com a movimentação em baixa, mas com as melhorias na segurança local, o mercado foi se reaquecendo e as proibições foram deixando de existir. Em 2019, o Reino Unido retirou suas restrições de voos para Sharm el-Sheikh e logo após o anúncio, as empresas easyJet e TUI revelaram que iriam reiniciar suas operações para a cidade egípcia.
Os russos demoraram um pouco mais de tempo para recomeçarem suas ligações diretas com Sharm el-Sheikh e o primeiro voo entre as localidades só veio a acontecer em 9 de agosto de 2021. A Rossiya Airlines foi a responsável pela reestreia.
O Aeroporto Hoje
Com sua demanda em ritmo acelerado de recuperação, agora não mais devido ao voo 9268 da Metrojet e sim pela pandemia, o Aeroporto Sharm el-Sheikh conta hoje com ligações diretas para 60 aeroportos, em 30 países diferentes, e possui uma média de 330 voos semanais (considerando apenas voos regulares). A rota mais movimentada é para Cairo. São cerca de 75 partidas semanais da cidade litorânea para a capital do Egito. A EgyptAir utiliza às vezes até aeronaves widebody como o A330 ou o 777 para cumprir o trajeto.
Em março do ano passado, Sharm el-Sheikh passou a ganhar voos diretos com Tel Aviv. Os governos do Egito e de Israel assinaram um acordo permitindo voos entre as localidades.
Rotas Atuais
Partindo de Sharm el-Sheikh | Empresa/frequência semanal |
Hurghada (Egito) | EgyptAir: 7 voos
Air Cairo: 1 voo |
Luxor (Egito) | Air Cairo: 2 voos |
Cairo (Egito) | EgyptAir: 37 voos
Air Cairo: 36 voos Nile Air: 2 voos |
Alexandria (Egito) | EgyptAir: 2 voos
Air Cairo: 2 voos |
Jeddah (Arábia Saudita) | EgyptAir: 1 voo
Air Cairo: 2 voos Alexandria Airlines: 7 voos Saudia: 5 voos |
Medina (Arábia Saudita) | EgyptAir: 2 voos |
Riyadh (Arábia Saudita) | Air Cairo: 2 voos
Saudia: 5 voos Flynas: 2 voos |
Dubai (Emirados Árabes Unidos) | Air Cairo: 2 voos |
Tel Aviv (Israel) | El Al: 4 voos
Arkia: 2 voos Israir: 4 voos |
Amã (Jordânia) | Royal Jordanian: 2 voos
Jordan Aviation: 9 voos |
Beirute (Líbano) | MEA: 4 voos |
Antalya (Turquia) | Pegasus Airlines: 3 voos |
Istambul (Turquia) | Pegasus Airlines: 8 voos
Turkish Airlines: 9 voos |
Sofia (Bulgária) | Bulgaria Air: 3 voos |
Bucareste (Romênia) | Astra Air: 1 voo
SkyUp: 1 voo |
Tbilisi (Georgia) | Air Cairo: 1 voo |
Yerevan (Armênia) | FlyEgypt: 3 voos
Air Cairo: 2 voos |
Baku (Azerbaijão) | Azerbaijan Airlines: 1 voo |
Sochi (Rússia) | Aeroflot: 7 voos
Red Wings: 3 voos |
Kazan (Rússia) | Red Wings: 1 voo |
Moscou (Rússia) | Aeroflot: 3
Magnicharters: 3 voos EgyptAir: 4 voos Red Wings: 5 voos |
São Petesburgo (Rússia) | Red Wings: 1 voos
Magnicharters: 2 voos |
Atyrau (Cazaquistão) | Air Astana: 2 voos |
Astana (Cazaquistão) | Air Cairo: 2 voos |
Amalty (Cazaquistão) | Air Cairo: 2 voos |
Bishkek (Quirguistão) | Avia Traffic: 1 voo |
Tashkent (Uzbequistão) |
Uzbekistan Airlines: 1 voo
Air Cairo: 1 voo Nile Air: 1 voo |
Tangier (Marrocos) | Alexandria Airlines: 1 voo |
Casablanca (Marrocos) | Alexandria Airlines: 5 voos |
Marrakesh (Marrocos) | Alexandria Airlines: 1 voo |
Catania (Itália) | Air Cairo: 2 voos
Neos: 2 voos |
Bari (Itália) | Air Cairo: 2 voos
Neos: 2 voos |
Nápoles (Itália) | Air Cairo: 4 voos
Neos: 3 voos easyJet: 3 voos Wizz Air: 2 voos |
Roma (Itália) | Air Cairo: 2 voos
Neos: 3 voos Wizz Air: 4 voos |
Bolonha (Itália) | Air Cairo: 2 voos
Neos: 4 voos |
Veneza (Itália) | Wizz Air: 2 voos |
Verona (Itália) | Neos: 5 voos |
Milão (Itália) | Neos: 8 voos
Air Cairo: 2 voos easyJet: 7 voos Malta MedAir: 1 voo Wizz Air: 3 voos |
Zurique (Suíça) | Edelweiss Air: 4 voos |
Viena (Áustria) | Wizz Air: 1 voo |
Frankfurt (Alemanha) | Air Cairo: 1 voo |
Colônia (Alemanha) | Freebird Airlines: 2 voos |
Dusseldorf (Alemanha) | Air Cairo: 1 voo |
Paris (França) | Transavia: 2 voos |
Eindhoven (Países Baixos) | TUI: 2 voos |
Bruxelas (Bélgica) | TUI: 2 voos |
Aarhus (Dinamarca) | Air Cairo: 1 voo |
Katowice (Polônia) | Enter Air: 1 voo |
Rzeszow (Polônia) | Sky Up: 1 voo |
Varsóvia (Polônia) | Enter Air: 1 voo |
Vilnius (Lituânia) | Heston Airlines: 1 voo |
Riga (Letônia) | SmartLynx: 2 voos |
Tallinn (Estônia) | SmartLynx: 2 voos
Heston Airlines: 2 voos |
London Gatwick (Reino Unido) | TUI: 3 voos
easyJet: 8 voos |
London Stansted (Reino Unido) | TUI: 1 voo |
London Luton (Reino Unido) | easyjet: 2 voos
Wizz AIr: 2 voos |
Birmingham (Reino Unido) | TUI: 3 voos |
Bristol (Reino Unido) | TUI: 2 voos
easyJet: 2 voos |
Manchester (Reino Unido) | TUI: 3 voos
easyJet: 3 voos |
Visitante especial
Em dezembro de 2022, o Aeroporto de Sharm el-Sheikh recebeu um visitante incomum: o Airbus A300-608ST Beluga. De matrícula F-GSTC, o bimotor fez uma escala no aeroporto egípcio durante uma viagem entre Toulouse e Mumbai, na Índia.
Aviação Executiva
Além das operações comerciais, o aeroporto Sharm el-Sheikh recebe dezenas de voos da aviação executiva, incluindo grandes jatos. O movimento é ainda maior durante os meses de alta temporada.
Especificações
- Código ICAO: HESH
- Código IATA: SSH
- Pistas:
Pista |
Comprimento |
Superfície |
04L/22R |
3.081 m |
Asfalto |
04R/22L |
3.081 m |
Asfalto |
- Administração: Governo do Egito
- Elevação: 44 m
- Coordenadas geográficas: 27°58′38″N 34°23′41″E
- Passageiros anuais: entre 8 e 9 milhões
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