A Embraer e a Saab assinaram hoje (11) um Memorando de Entendimento buscando fortalecer a colaboração entre as empresas em diversas áreas. O anúncio aconteceu durante a LAAD 2023, maior feira de defesa e segurança da América Latina. O evento ocorre no Rio de Janeiro entre 11 e 14 de abril.
As fabricantes pretendem trabalhar em parceria para colocar o C-390 Millennium como opção preferencial para o transporte aéreo tático da Força Aérea da Suécia. Acontecerá também uma avaliação para integrar os equipamentos e sistemas da Saab na aeronave multimissão C-390.
As empresas também buscarão novas oportunidades de negócio, incluindo potenciais clientes do Gripen no Brasil e na América Latina. Desta forma, a Embraer e a Saab irão colaborar para ampliar a participação da Embraer em contratos futuros do Gripen.
“A Saab e a Embraer são líderes mundiais no segmento aeroespacial, reconhecidas pela excelência da sua engenharia e de seus produtos. Vejo o Memorando de Entendimento de maneira muito otimista. Estou certo de que as duas empresas irão expandir ainda mais os seus negócios em vários mercados do mundo trabalhando de maneira conjunta”
Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Além disso, as companhias ainda desenvolverão estudos técnicos para futuros caças, fortalecendo a transferência de tecnologia realizada pela Saab para a Base Industrial de Defesa no âmbito do programa Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB). Este trabalho pode apoiar o crescimento futuro do Gripen E até 2060 e outras necessidades futuras dos caças, na medida em que surgirem.
2 respostas
Isso é parceria estratégia de defesa conjunta, de empresas top de segurança nacional, Brasil-Suecia, transferência mútua e duradoura
Bom espero que sim até porque a Saab tá investindo pesado com a gente depois da seleção dos gripens então creio que a Saab vai aprofunda mais ainda essas parcerias com a gente