Gol completa 23 anos de operações; explore a trajetória da empresa

Era segunda-feira, 15 de janeiro de 2001, quando o Boeing 737-700 NG de matrícula PR-GOE partiu de Brasília rumo ao Aeroporto de Congonhas, marcando assim a primeira operação regular da mais nova companhia aérea do Brasil: a Gol Linhas Aéreas. O voo inaugural aconteceu cerca de 4 meses após o lançamento oficial da empresa e 10 dias após o evento de estreia.

Atuando como uma das pioneiras no mercado low-cost do Brasil, a Gol Linhas Aéreas atraiu públicos que antes não tinham acesso a realizar viagens de avião, proporcionando assim uma mudança de paradigmas na aviação comercial brasileira.

Em março de 2001, a então novata operadora começou a voar no trajeto mais cobiçado do país, a Ponte Aérea Rio-São Paulo, e fechou o ano com dez jatos Boeing 737-700 em sua frota. A companhia abriu o ano seguinte com uma novidade: a chegada do primeiro Boeing 737-800. De matrícula PR-GOJ, a aeronave foi incorporada pela GOL em janeiro/02.

Em 2003 aconteceram os primeiros voos internacionais, com fretamentos para Bariloche e, no ano seguinte, vieram os voos regulares para Buenos Aires. Ainda em 2004, a Gol deu início a oferta pública de ações e recebeu suas primeiras unidades do Boeing 737-300, que ficaram temporariamente na frota da empresa e foram incorporados para acompanhar o expressivo crescimento.

O Centro de Manutenção foi inaugurado no Aeroporto de Confins, em setembro de 2006, e hoje conta com três hangares, sendo considerado o mais avançado do gênero na América Latina. Também em 2006, a Gol recebeu seu primeiro 737-800 SFP (variação do Boeing 737-800 com modificações para operações em pistas mais curtas) e comprou a marca Varig e lançou a ‘Nova Varig’ em 2007. A empresa adquiriu alguns Boeing 767s dos modelos -200 e -300 para operar voos diretos para a Europa e para os Estados Unidos. Os bimotores não duraram muito nas operações da companhia e foram devolvidos poucos anos depois.

pr vbk cozzato
Foto: Rodrigo Cozzato

A companhia passou também a usar o programa de fidelidade Smiles da antiga Varig. Algumas aeronaves dos modelos Boeing 737-700 e Boeing 737-800 foram pintadas com as cores da ‘Nova Varig’, mas marca foi desaparecendo até ser totalmente incorporada pela Gol.

Anos mais tarde, em 2011, a Gol adquiriu outra empresa: a Webjet. A também low-cost vinha ganhando seu mercado no cenário brasileiro e, após a compra pela Gol, foi desaparecendo aos poucos, assim como a ‘Nova Varig’.

Em 2013, a companhia passou a patrocinar a Seleção de Futebol Brasileira e lançou uma pintura no Boeing 737 de matrícula PR-GUM para simbolizar a parceria. Por falar em pintura, a primeira mudança significativa no padrão visual da Gol veio a acontecer 14 anos depois de sua fundação. A nova pintura da empresa foi estreada oficialmente em 2015.

Gol CBF
Foto: Fábio Passalacqua

O Gol Premium Lounge foi inaugurado no ano de 2016. Com uma arquitetura inspirada na cultura brasileira, o espaço oferece conforto, comodidade e experiências gastronômicas aos clientes da companhia. A sala VIP está localizada no Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Em julho de 2018, chegou o primeiro Boeing 737 MAX 8 (PR-XMA) e, naquele ano, a GOL voltou a voar para Miami e Orlando, com voos diretos partindo de Brasília e Fortaleza.

GOL 737 max
Foto: Rodrigo Cozzato

Sempre buscando melhorar a experiência do serviços aos seus clientes, a Gol lançou ao longo de sua trajetória diversas facilidades, como check-in pelo WhatsApp, embarque por biometria facial, aplicativo de tradução de libras a bordo ou também a GAL, um robô de autoatendimento.

Em 2021, a Gol adquiriu mais uma empresa: a MAP Linhas Aéreas e, em agosto de 2022, a companhia recebeu seus dois primeiros Boeing 737-800BCF para operar voos exclusivamente cargueiros.

Gol cargo
Foto: Flávio M. de Souza

No ano passado, a companhia incorporou dez aeronaves e iniciou voos para cidades como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba, Uberaba, entre outras.

Atualmente, a companhia figura a segunda posição no marketshare da aviação comercial brasileira, atendendo mais de 65 destinos nacionais atendidos. A Gol é a maior cliente da Boeing no Brasil e possui uma frota de 138 aeronaves, todas elas do modelo Boeing 737 (incluindo o -700, -800, MAX 8 e -800BCF). Veja mais detalhes:

  • Boeing 737-700: 15 unidades
  • Boeing 737-800: 73 unidades
  • Boeing 737-800BCF: 6 unidades
  • Boeing 737 MAX 8: 44 unidades

Deixamos aqui os nossos parabéns à Gol Linhas Aéreas e que venham voos ainda mais altos para a companhia.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Últimas