FAB envia duas aeronaves para o Exercício Internacional Cooperación IX

FAB envia duas aeronaves para o Exercício Internacional Cooperación IX
Foto: FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) é uma das participantes do Exercício Cooperación IX, que acontece em Lima, no Peru, entre 8 e 19 de maio. A operação tem como objetivo integrar as coordenações de Comando e Controle no apoio a calamidades públicas e assistência a desastres naturais.

A edição de 2023 conta com a participação do anfitrião Peru, além do Brasil, Chile, Canadá, Estados Unidos, Honduras, Equador, Uruguai, Colômbia, Argentina, República Dominicana e Panamá.

Para o Exercício, a FAB enviou duas aeronaves: o KC-390 Millennium e o SC-105 Amazonas. O treinamento inclui simulações de diversas situações, em dois cenários principais: por terremoto (1ª etapa) e por furacão (2ª etapa).

Dentre os militares da FAB que estão participando, estão integrantes do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e da Diretoria de Saúde (DIRSA), bem como os tripulantes das aeronaves KC-390 Millennium e SC-105 Amazonas, do Comando de Preparo (COMPREP).

“Foram executadas diversas reuniões e preparações internas, que, aliadas à prontidão de nossas aeronaves e tripulantes, nos permitiram estar em condições de representar a Força Aérea Brasileira neste exercício multinacional”

Tenente-Coronel Aviador Bruno Américo Pereira

É esperado que aconteça dois voos por dia de cada aeronave, atuando em conjunto com as Forças Aéreas.

Exercício Cooperación IX

O Exercício Cooperación IX é um treinamento militar conjunto que faz parte do SICOFAA, uma Organização criada em 1961. O exercício visa melhorar a interoperabilidade das Forças Aéreas em operações conjuntas de paz, segurança e defesa regional.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Últimas