A icônica Pan American World Airways, conhecida como Pan Am, fez história na aviação mundial, sendo a maior transportadora internacional durante boa parte do período em que estava em atividade.
Sua história é marcada pelo glamour, pela moda, por muitas opções de rotas e inovações no setor, no entanto, acidentes também fizeram parte da trajetória da empresa.
Nesta matéria iremos conhecer três situações que aconteceram de forma consecutiva em ilhas tropicais na região do Pacífico e do Índico com aeronaves Boeing 707 da Pan Am.
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Voo 816
O voo 816 era uma linha regular da Pan American que conectava Auckland, na Nova Zelândia, e São Francisco, nos Estados Unidos, com uma parada na paradisíaca Polinésia Francesa. Naquele 22 de julho de 1973, o Boeing 707 de registro N417PA e com os títulos Clipper Winged Racer era o responsável pelo trajeto.
O quadrimotor cumpriu a primeira etapa Auckland-Papeete normalmente. No entanto, ao pousar no Tahiti, a tripulação reportou uma rachadura no parabrisa. Na época, os procedimentos consideravam tal situação como “normal” e não era um impedimento para prosseguir com o próximo voo. Os pilotos notificaram o centro de controle da empresa, que autorizou a operação a seguir adiante.
A partida inicial estava marcada para às 20h30 (local) e acabou adiada em 90 minutos. Às 21h54 (local), o Clipper Winged Racer iniciou o procedimento de táxi até a cabeceira 04 com 79 pessoas a bordo. Dez minutos depois, a decolagem foi autorizada e o quadrimotor começou a correr pela pista.
Cerca de 30 segundos após a partida, o voo 816 caiu no Oceano Pacífico. Testemunhas disseram ter visto o Boeing fazendo uma curva acentuada antes do acidente. Um passageiro canadense sobreviveu e contou aos investigadores que sentiu a aeronave mergulhando, fez a “brace position” e acordou posteriormente na água.
As caixas pretas do Boeing jamais foram recuperadas e acredita-se que elas estejam a mais de 2.300 m de profundidade. Sendo assim, o Pan Am 816 nunca teve uma conclusão final e a causa do acidente é indeterminada.
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Voo 806
Cerca de seis após o acidente com o N417PA no Tahiti, em 30 de janeiro de 1974, a Pan Am perdeu um outro Boeing 707 em um voo transpacífico. Assim como o voo 816, o Pan Am 806 também partiu de Auckland, mas seu destino final era Los Angeles e as escalas aconteceriam em Pago Pago, na Samoa Americana, e Honolulu, no Havaí.