Clipes musicais com temática de aviação – Parte 1

Clipes musicais com temática de aviação - Parte 1
Print do clipe de Upside Down & Inside Out

Seja como temática principal ou com participações, a aviação esteve já presente em vários videoclipes de diversos cantores, bandas ou grupos, de diferentes gêneros.

Confira abaixo uma seleção de oito videoclipes musicais com temática de aviação (Parte 1):

  • Learn to Fly – Foo Fighters

Lançada em 1999, a música Learn to Fly da banda Foo Fighters vendeu mais de 1 milhão de cópias só nos Estados Unidos e chegou a figurar a posição 19 no Hot 100 da Billboard dos Estados Unidos. O videoclipe, que ganhou um Grammy em 2001, se passa dentro de uma aeronave comercial, fazendo uma paródia do filme Airplane!

Durante o clipe, os integrantes do conjunto norte-americano (Dave Grohl, Nate Mendel e Taylor Hawkins) se passam por diversos personagens como passageiros, comissários de bordo e também pilotos. Jack Black e Kyle Gass também participam do videoclipe como funcionários de limpeza e escondem seus narcóticos na cafeteira. Sem perceber, os comissários preparam o café e todos a bordo bebem, incluindo os pilotos. Com os tripulantes incapacitados, o desafio é pousar a aeronave. Clique na tela abaixo para ser redirecionado ao Youtube e assista ao vídeo:

  •  Glamorous – Fergie ft. Ludacris

No clipe da música Glamorous de Fergie e Ludacris, a cantora aparece em alguns trechos dentro de um jato executivo, vivendo uma vida de luxo. Filmagens externas de aeronaves como o Gulfstream G-III também estão presentes no videoclipe. A música foi o terceiro single do álbum The Dutchess, lançado em 2006 pela cantora, e foi um sucesso nos Charts, atingindo o 1º lugar no Hot 100 da Billboard dos Estados Unidos, e pegando TOP10 em países, como Reino Unido, Irlanda, Austrália, Finlândia e Croácia.

Em 2022, o rapper norte-americano Jack Harlow usou o sample da canção de Fergie e estreou a música First Class, que também chegou ao 1º lugar na Billboard dos EUA. Em uma apresentação no VMA, Jack Harlow iniciou a performance dentro de um cenário que reproduzia o interior de uma aeronave. Clique na tela abaixo para ser redirecionado ao Youtube e assista ao vídeo:

  • Aeroplane – Red Hot Chili Peppers

A faixa Aeroplane faz parte do sexto álbum de estúdio da banda Red Hot Chili Peppers. A música não teve um desempenho tão expressivo nas paradas musicais, a não ser no Reino Unido, mas foi bastante elogiada pela crítica e ganhou um clipe que possui aspectos relacionados à aviação, como por exemplo o cenário que é composto por torres de controle e também pelo xadrez alaranjado e branco que serve de sinalização para as aeronaves. As dançarinas fazem a coreografia com o instrumento utilizado pelos balizadores enquanto guiam as aeronaves para a sua parada final na posição. Clique na tela abaixo para ser redirecionado ao Youtube e assista ao vídeo:

  • Pale Shelter – Tears For Fears

Lançada originalmente em 1982 como Pale Shelter (You Don’t Give Me Love), a música passou despercebida nas paradas musicais. Mas foi em seu relançamento como single em 1983 que Pale Shelter conseguiu um melhor desempenho e chegou na 5ª posição no Reino Unido.

O videoclipe foi lançado em 1983 e tem partes gravadas em uma das pistas do Aeroporto Internacional de Los Angeles – LAX. Aeronaves como o Boeing 727 e o DC-10 fazem aparições rápidas durante, além de vários aviões de papel nas últimas cenas do clipe. Clique na tela abaixo para ser redirecionado ao Youtube e assista ao vídeo:

  • Makes Me Wonder – Maroon 5

A canção Makes Me Wonder do Maroon 5 fez história para a banda. Lançada em 2007, ela foi a primeira música do conjunto a atingir a posição 1 na parada Hot 100 da Billboard dos Estados Unidos e ainda ganhou o Grammy de Best Pop Performance by a Duo or Group with Vocal.

Parte de seu videoclipe foi gravado no Aeroporto Internacional de Los Angeles LAX e também existem cenas que foram gravadas dentro de uma aeronave. O clipe acumula mais de 175 milhões de visualizações. Clique na tela abaixo para ser redirecionado ao Youtube e assista ao vídeo:

  • Take My Breath Away – Berlin

Premiada com um Oscar e com um Globen Globe como “Melhor Canção Original”, Take My Breath Away da banda Berlin é um clássico para os amantes da aviação pois fez parte da trilha sonora do Top Gun – Asas Indomáveis.

A música foi um enorme sucesso e atingiu a primeira posição das mais ouvidas nos Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Bélgica e Holanda, além de ter chegado ao TOP5 de diversos outros países. O clipe, que acumula 410 milhões de visualizações, mistura cenas do  longa-metragem com cenas da cantora Terri Nunn andando por aeronaves no deserto de Mojave, incluindo um F-104 Starfighter. Clique na tela abaixo para ser redirecionado ao Youtube e assista ao vídeo:

  • Back in the U.S.S.R – The Beatles

Back in the U.S.S.R. foi escrita por Paul McCartney e faz parte do álbum The Beatles, dos Beatles, lançado em novembro de 1968.

 

Não há um videoclipe oficial da canção, mas o conjunto lançou um Lyric Video com várias cenas de aeronaves, como o Douglas DC-3, 707 da BOAC e Pan Am e também o trijato Hawker-Siddeley Trident. Clique na tela abaixo para ser redirecionado ao Youtube e assista ao vídeo:

  • Upside Down & Inside Out – OK Go

Upside Down & Inside Out é o lançamento mais recente desta lista e estreou em 2016, como um single do álbum Hungry Ghosts da banda OK Go.

O videoclipe acumula 27 milhões de visualizações no Youtube e mostra a banda flutuando em gravidade Zero a bordo da aeronave. Ao todo, foram feitos 20 voos para a gravação do clipe, que contou com apoio da linha aérea russa S7 Airlines. Damian Kulash, vocalista da banda, contou mais detalhes sobre a gravação:

Nós inventamos um sistema para fazer uma única tomada ao longo de oito parábolas (esse é nome dado a manobras chamadas que são realizadas pelos aviões de laboratórios de microgravidade). Em cada voo você tem 15 parábolas e em cada parábola você tem 20 segundos de dupla gravidade, aí 50 segundos de gravidade zero e alguns minutos de tudo isso repetindo. Então, para tornar tudo uma única tomada, juntamos oito partes em uma só por 40-45 minutos.

Ele ainda comentou que várias pessoas vomitaram durante as filmagens. “Dava muito enjoo, todo mundo da banda se entupiu de remédio pro estômago então nenhum de nós realmente vomitou. Mas claro que, tinham mais ou menos 25-30 pessoas dentro do avião e durante os 20 voos que fizemos, as pessoas vomitaram umas 58 vezes. Foi uma média de dois a três vômitos por voo”. Clique na tela abaixo para ser redirecionado ao Youtube e assista ao vídeo:


Qual é o seu preferido? Em breve postaremos a parte 2.

-> CLIQUE AQUI E ASSINE A FLAP INTERNATIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Últimas