Best-seller: 16 anos da primeira decolagem do Phenom 100

Anunciado em novembro de 2005, o jato leve da Embraer, Phenom 100, decolou pela primeira vez há exatos 16 anos e se consolidou como um dos produtos mais vendidos da fabricante.

Criado para acomodar até 7 ocupantes, considerando os dois pilotos, o Phenom 100 foi desenhado para voos de até pouco mais de 2.100 km de distância e ganhou atualizações ao longo dos anos. Para equipar o seu novo ‘jatinho’, a Embraer optou pelos motores Pratt & Whitney Canada PW617F1-E.

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Interior do Phenom 100. Foto: Wikipedia

As primeiras encomendas do modelo foram anunciadas em 2006 e, em 26 de julho de 2007, aconteceu o primeiro voo.

Comandado por Antonio Bragança Silva, o protótipo de matrícula PP-XPH decolou exatamente às 10h55 de São José dos Campos, onde estão situadas as instalações da Embraer. O pouso ocorreu com sucesso, após 1h36 de voo.

Pouco mais de um ano após a primeira decolagem, o Phenom 100 recebeu sua Certificação de Tipo junto à Anac e à norte-americana FAA. A primeira entrega aconteceu na sequência, em 24 de dezembro de 2008.

Desde então, a Embraer já fabricou mais de 400 unidades do modelo (somando todas as variantes), que se tornou um dos Very Light Jets mais populares do mundo.

Posteriormente, as versões Phenom 100E e 100EV (Evolution) também foram lançadas, com melhorias na parte dos aviônicos, motores e também na performance, deixando o jato ainda mais atrativo. Além de uso privado, o Phenom 100 também é utilizado por forças armadas, como a FAB, a Pakistan Air Force e a Royal Air Force, do Reino Unido. Ademais, a Emirates possui o modelo para realizar o treinamento de seus pilotos.

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