71 anos da primeira decolagem do temido e poderoso Avro Vulcan

71 anos da primeira decolagem do temido e poderoso Avro Vulcan
Foto: Wikimedia

Com sua intimidadora asa em delta, o elegante Avro Vulcan é um dos bombardeiros mais conhecidos e emblemáticos na história da aviação e foi peça chave em conflitos como a Guerra das Malvinas/Falklands entre Reino Unido e Argentina.

A história do Vulcan começa em 1947 com a emissão de um requerimento pelo governo britânico para o desenvolvimento de um novo bombardeiro para a Royal Air Force. Na época, o mundo vivia a Guerra Fria, conflito político-ideológico entre Estados Unidos e a União Soviética (URSS), e a aeronave deveria ser a principal arma britânica contra os soviéticos.

Entre as solicitações, o avião deveria ter como principal função realizar ataques nucleares de médio alcance, com capacidade para transportar uma arma atômica de até 7,37 m de comprimento e 1,50 m de diâmetro, com peso de até 4.500 kg (posteriormente o requerimento passou por uma revisão e a exigência de capacidade aumentou para 9.100 kg de bombas). O lançamento da bomba deveria acontecer entre 6,1 mil e 15 mil metros de altitude. Um aumento de alcance também foi determinado nas novas exigências, passando de 2.800 km para 3.700 km e, por conta das novas determinações, apenas seis empresas decidiram permanecer no programa. Uma delas era a Avro, que entregou a missão à Roy Chadwick, diretor técnico, e à Stuart Davies, designer-chefe.

A Avro não tinha experiência em asas em delta e, antes do Vulcan, surgiram os modelos Avro 698, 707 e 710, como forma de experimento, até que, após uma série de modificações e redesenhos, surgiu o poderoso Avro Vulcan.

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O primeiro protótipo, VX770, decolou pela primeira vez em 30 de agosto de 1952, acompanhado de olhares dos funcionários da Avro e da imprensa. Roland ‘Roly‘ John Falk foi o responsável pelo primeiro voo do jato, que era equipado com quatro motores Rolls-Royce Avon, posteriormente substituídos pelos Sapphire da Armstrong Siddeley. Em 1953, os motores Bristol Olympus ficaram como os definitivos para a aeronave.

O nome Vulcan foi escolhido em alusão aos bombardeiros “V” da RAF, como o Victor e o Valiant.

O segundo protótipo, VX777, voou pela primeira vez quase um ano depois, em 3 de setembro de 1953. Juntos, o VX770 e VX777, acompanhados de quatro Avro 707, fizeram uma apresentação no Farnborough Air Show ainda em setembro de 1953. Assista ao vídeo abaixo:

Em 1955, o Vulcan B.1 fez uma nova aparição no show aéreo e deixou o público de boca aberta ao realizar um “tunô” durante sua performance.

Avro Vulcan XH558 Duxford Airshow 2012 2
Foto: Wikimedia

Após o processo de certificação, a aeronave foi oficialmente incorporada pela Royal Air Force em 1956 na versão B.1, seguida da versão B.2 em 1960, e foi retirado de serviço em 2015. Ao longo de nove anos em produção (1956–1965), um total de 136 Avro Vulcan, considerando todas as variantes B.1, B.1A e B.2, foram produzidos.

Com seu design único, o Avro Vulcan se tornou o principal e mais famoso bombardeiro da Royal Air Force.

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