Desde a última semana, o interior de São Paulo está sendo afetado com dezenas de focos de incêndio, principalmente na região de Ribeirão Preto. Por meio do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – a Força Aérea Brasileira mobilizou o KC-390 Millennium de registro FAB2858 para apoiar o combate às chamas.
Neste domingo (25/08), o bimotor iniciou sua missão de combate aos incêndios. No entanto, devido à visibilidade comprometida pela densa fumaça das queimadas, o lançamento de água não pôde ser realizado. A Força Aérea Brasileira está comprometida em retomar as operações assim que as condições meteorológicas permitirem. O primeiro lançamento está programado para ocorrer com um volume de 12 mil litros de água.
Embora o local da operação esteja em Ribeirão Preto, a atuação do KC-390 não se restringe apenas à cidade. A aeronave está preparada para operar também em áreas adjacentes e regiões próximas que necessitem de combate aos incêndios.
Para otimizar a eficácia das operações, um helicóptero do Exército Brasileiro realiza a percursão das áreas afetadas antes da decolagem do jato da Embraer. Este helicóptero identifica os focos de incêndio e transmite coordenadas precisas para o KC-390, permitindo que a aeronave vá diretamente aos pontos mais críticos para realizar o combate de forma mais eficiente.
A missão está sendo acompanhada por autoridades, incluindo o Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
Uma resposta
Os governantes nunca criaram uma equipe exclusivamente destinada a combate a incêndios e todo ano isso acontece em várias regiões do país mas a mídia ideológica nunca se importou em apontar tais erros aos representantes eleitos, com uma única exceção ao governo anterior, responsável por tudo de ruim que acontecia em todo o mundo. Mas o tempo é o senhor da razão onde atualmente focos ocorrem em várias estados mas, como havia dito, a mídia não critica o atual governo. Como dizia um dos maiores apresentadores que nos deixou recentemente: “tudo por dinheiro”.