65 anos do primeiro voo Mirage IV

65 anos do primeiro voo Mirage IV

Desenvolvido pela Dassault, o projeto do Mirage IV surgiu em 1957, quando a fabricante começou a trabalhar em seu novo bombardeiro a jato. De início, a Dassault estava focando no projeto do Mirage IVC, mas acabou decidindo por uma aeronave menor, a denominando de Mirage IVA.

Equipado com dois motores Atar 09C, o primeiro voo do modelo aconteceu em 17 de junho de 1959 e o jato ultrapassou Mach 2 em seu 33º voo.

A entrada em serviço do Mirage IV aconteceu em 1964 e foi com a força de dissuasão nuclear (“Force de Frappe”) da Força Aérea francesa. Ao todo, 66 unidades do bombardeiro, sendo 4 deles protótipos, foram construídos entre até 1966.

A configuração dos Mirage III e IV eram semelhantes, no entanto, algumas diferenças eram notáveis, como por exemplo a diferença de tamanho, o peso (o IV era cerca do dobro do III), o cockpit e também os trens de pouso.

Posteriormente, em 1984, a Dassault formalizou uma atualização do modelo com um upgrade de 18 Mirage IVA para a variante Mirage IVP, que era uma versão do caça para carregar o míssil ASMP ao invés das bombas tradicionais.

Em 1996, a Força Aérea Francesa retirou os Mirage IVP da capacidade como bombardeiro e, em 2005, aposentou o modelo em definitivo.

Durante os pouco mais de 40 anos em atividade, o Mirage IV foi operado apenas pela Força Aérea Francesa. Mesmo que pouco popular quando comparado com o Mirage III, que teve mais de 1.400 exemplares construídos, Mirage IV foi considerado como um dos símbolos da França na Guerra Fria.

Você conhecia essa aeronave?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Últimas