PR-GZW: o único 737-800 sem winglets na frota da Gol

PR-GZW: o único 737-800 sem winglets na frota da Gol
Foto: Fábio Passalacqua

A Gol Linhas Aéreas opera atualmente com 82 exemplares do Boeing 737-800, sendo que apenas um deles não é equipado com winglets. Estamos falando do PR-GZW.

Recebido pela aérea brasileira em 22 de janeiro de 2020, o jato possui 16,8 anos e foi entregue originalmente à Air China, em novembro de 2006. Suas operações como B-5178 na China foram encerradas em setembro de 2019, quando a aeronave foi devolvida ao proprietário, a GECAS, empresa especializada em leasing de aviões. Quando chegou ao Brasil, a Gol Linhas Aéreas manteve o interior da aérea chinesa, com oito assentos em classe executiva e 158 na econômica. Em novembro de 2022, o PR-GZW foi reconfigurado com as poltronas da Gol, mas com um padrão diferente. Ao contrário dos outros 737-800s da frota, que acomodam 186 passageiros, o PR-GZW possui 183 assentos, isso porque a fileira 33 conta somente com as poltronas D, E e F. Portanto, a configuração e “falta” do winglets o tornam único na frota da Gol e também no Brasil.

Até maio de 2022, a empresa contava com um outro 737-800 sem winglets. Também oriundo da Air China, o PR-GZZ chegou ao Brasil em dezembro de 2019 com a mesma padronização de assentos do GZW. A aeronave deixou de operar no País em 15/05/2022 e foi para a Bélgica para ser convertida como cargueira. Além da conversão, o jato ganhou um par de winglets e hoje voa na FedEx como OE-IXF.

Durante sua trajetória, a Gol Linhas Aéreas operou com outros 737-800 sem winglets. São eles: PR-GOJ, PR-GOK, PR-GOT, PR-GIR, PR-GIU, PR-GIV, PR-GIW e PR-GIT.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Últimas