Emirates estreia voos com SAF a partir de Dubai

Emirates SAF

A Emirates Airline deu início em 24 de outubro a seus primeiros voos utilizando combustível de aviação sustentável (SAF) a partir de seu principal hub. O EK142 partiu de Dubai com destino a Sydney, na Austrália, com uma mistura de 40% de biocombustível e 60% de combustível convencional Jet A-1.

As características químicas nessa proporção são idênticas às do combustível de aviação convencional. Por isso, o SAF misturado pode ser perfeitamente integrado à infraestrutura de combustível atual do aeroporto e utilizado nos motores de toda a frota da Emirates, sem necessidade de modificações.

Os 315 mil galões de SAF foram fornecidos pela Shell Aviation. Com essa primeira remessa, a Emirates realizou uma série de voos com a mistura. A informação, no entanto, só foi divulgada hoje (7/11).

Na sua forma pura, o SAF reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 80% ao longo de seu ciclo de vida, quando comparado ao combustível convencional. A Emirates também tem monitorado a entrega, o uso e os benefícios ambientais do biocombustível por meio da plataforma Avelia, a solução sobre SAF alimentada por blockchain da Shell Aviation.

“Estamos avançando com medidas proativas para permitir voos mais sustentáveis agora e no futuro. Ainda temos um longo caminho pela frente e esperamos que nossa parceria com a Shell inspire mais produtores a resolver as lacunas do fornecimento e tornar o SAF prontamente disponível nos principais hubs”, afirma Tim Clark, presidente da Emirates.

A aérea anunciou este ano a criação de um fundo de US$ 200 bilhões para projetos de pesquisa e desenvolvimento centrados na redução do impacto dos combustíveis fósseis na aviação comercial. O fundo representa um dos maiores compromissos de sustentabilidade individuais entre as companhias aéreas.

Seu primeiro voo de demonstração com 100% de SAF foi feito em janeiro. Desde então, tem defendido ativamente o fortalecimento das pesquisas para aumentar a compreensão do setor sobre o uso de SAF em proporções maiores, seu desempenho, segurança e confiabilidade.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Últimas