BH Airport é o primeiro aeroporto neutro em carbono no Brasil

BH Airport é o primeiro aeroporto neutro em carbono no Brasil
Foto: BH Airport

Administrado pela BH Airport, o Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais, se tornou o primeiro aeroporto neutro em carbono do Brasil.

A conquista foi possível depois que o aeroporto, que já havia sido certificado em nível 2 pelo ACA, atendeu a todos os requisitos necessários da certificação no nível 3 (que trata do engajamento dos parceiros), e obteve a certificação de nível 3+, que atesta que o aeroporto cumpre com todos os requisitos anteriores e, além disso, faz a compensação das emissões residuais sobre as quais o aeroporto tem controle com créditos de carbono de alta qualidade.

O ACA possui seis níveis de certificação e é o único programa global de acreditação e gerenciamento das emissões de carbono em aeroportos. O nível obtido pelo BH Airport envolve a gestão das emissões do aeroporto e sua progressão em direção a uma operação de baixo carbono.

O aeroporto mineiro também investiu na implantação do projeto 400Hz (energia elétrica) + PCA (ar-condicionado para aeronaves). O projeto consiste em acoplar nas pontes de embarque equipamentos para fornecimento de energia elétrica de fonte renovável e ar condicionado às aeronaves durante os serviços de solo. Até então, eram utilizados o querosene de aviação e os geradores a diesel. Hoje, Azul, Latam e Gol contam com a solução, que está disponível em 20 posições no pátio do aeroporto. Essa iniciativa evitou a emissão de 480 toneladas de carbono equivalente na atmosfera em 2023.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *