A colisão de dois Bandeirante da VOTEC nos céus de Imperatriz

A colisão de dois E110 da VOTEC nos céus de Imperatriz

Era quarta-feira, 18 de abril de 1984, quando a cidade de Imperatriz, no Maranhão, protagonizou um acidente aéreo entre dois EMB-110 Bandeirante da mesma empresa, a VOTEC.

O bimotor de matrícula PT-GKL havia partido de Belém, com dois tripulantes e quinze passageiros a bordo. Durante sua aproximação para o Aeroporto de Imperatriz, o EMB-110 se “encontrou no ar” com outro E110 da VOTEC, o PT-GJZ, que havia decolado de São Luís. A colisão nos céus na fronteira entre Maranhão e Goiás (onde hoje é o Tocantins) fez com que o PT-GJZ não tivesse uma segunda chance e a aeronave caiu sem controle, vitimando todos os 18 ocupantes. Já o PT-GKL, conseguiu fazer um pouso forçado, com apenas um motor funcionando, nas águas do Rio Tocantins. Os barcos que estavam ali próximos ajudaram rapidamente no resgate, mas um passageiro acabou morrendo. Os outros 16 conseguiram sair do Bandeirante, que acabou afundando por completo minutos depois.

A empresa já passava por problemas de administração na época do acidente e suas operações foram encerradas em 1986. Nesse mesmo ano, a TAM adquiriu a VOTEC, que passou a se chamar Brasil Central.

-> CLIQUE AQUI E ASSINE A FLAP INTERNATIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Últimas