A primeira operadora de cada Boeing 747
Em fevereiro de 1969, o Boeing 747 decolou pela primeira vez, mudando a dinâmica do mercado na época. Ele foi o primeiro jato widebody lançado e sua alta capacidade permitiu que as empresas aéreas voassem longos trajetos, transportando mais passageiros e carga. Tudo começou com o 747-100 e, com o passar do tempo, novas variantes e sub-variantes surgiram, consolidando assim o Jumbo como um ícone da aviação.
Abaixo, confira quais foram as primeiras operadoras de cada versão do quadrimotor:
- 747-100 Series:
- 747-100: Pan Am – 1970
- 747-100SR: Japan Airlines – 1973
- 747-100B: Iran Air – 1979
- 747-200 Series:
- 747-200B: KLM e Northwest Orient – 1971
- 747-200F (Cargo): Lufthansa – 1972
- 747-200M (Combi): Air Canada – 1975
- 747SP: Iran Air e Pan Am – 1976
- 747-300 Series:
- 747-300: Swissair – 1983
- 747-300SR: Japan Airlines – 1985
- 747-400 Series:
- 747-400: Northwest – 1989
- 747-400M (Combi): KLM – 1989
- 747-400F (Cargo): CargoLux – 1993
- 747-400ERF (Cargo com maior alcance): Air France – 2002
- 747-400ER: Qantas – 2002
- Boeing 747-8 Series:
- 747-8F: CargoLux – 2011
- 747-8i: Lufthansa – 2012
Ainda existem outras versões do modelo, como o 747 Dreamlifter, criado a partir da base do 747-400 para transporte de cargas de grande porte da própria Boeing, como por exemplo, partes de aeronaves em produção. Existe também o VC-25, versão VIP do 747-200B para o transporte dos presidentes dos Estados Unidos. Outra versão foi o Shuttle Carrier Aircraft, uma adaptação do 747-100 para carregar dos ônibus espaciais.
Qual a sua versão preferida do Boeing 747? Você já voou em alguma delas?