Relembre: a Azul Linhas Aéreas e o A320ceo

A frota da Azul Linhas Aéreas é composta por uma variedade de modelos, entre eles, o Airbus A320.

O primeiro exemplar, PR-YRA, chegou na companhia em outubro de 2016. A partir de então, a empresa recebeu uma série de outros Airbus A320 da versão Neo e hoje conta com 49 jatos do modelo. No entanto, a Azul já chegou a operar um par (não simultaneamente) de A320 da versão Ceo. Ambos voaram temporariamente enquanto a companhia aguardava novos A320neo.

  • PR-AJB

Foto: Rodrigo Cozzato

Com 18,5 anos, o bimotor iniciou sua trajetória em 2000 na britânica Air 2000. Posteriormente, o jato voou por outras três empresas do Reino Unido: First Choice Airways, Thomson Airways e Monarch Airlines. Quando incorporado pela Azul em 2018, recebeu a matrícula PR-AJB e o nome de batismo Clube Tudo Azul.

O exemplar ganhou a pintura da aérea brasileira nas instalações da Gol Linhas Aéreas, em Confins, e antes de entrar na malha da empresa, passou por um check de manutenção no aeroporto do Galeão.

Sua permanência na Azul foi breve. O “AJB” cumpriu sua missão por cerca de 4 meses e meio e saiu de serviço em outubro de 2018. O bimotor seguiu então para Brooksville, nos Estados Unidos, onde foi desmontado em 2019.

  • PR-AJE

O segundo A320ceo da Azul chegou para a empresa em junho de 2019. Mais jovem que o PR-AJB, o PR-AJE começou sua carreira em abril de 2014 como PR-ONW na antiga Avianca Brasil. Com o encerramento das operações da companhia, a Azul incorporou o modelo.

Uma diferença notável é que o “AJE” não ganhou as cores completas da companhia e a parte inferior da fuselagem (“barriga”) era branca e não azul.

Seu nome de batismo era Céu, Sol, Sul, Sou AZUL e sua vida na Azul também foi curta. O exemplar foi retirado de serviço em janeiro de 2020.

A LATAM Brasil planejou incorporá-lo em sua frota como PR-TYW. No entanto, o PR-AJE foi voar na Colômbia pela Avianca, onde continua ativo até hoje como N956AV.


Você se lembra dos A320ceo da Azul?

-> CLIQUE AQUI E ASSINE A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?