Tempo é dinheiro em qualquer negócio, especialmente na indústria da aviação. Nas linhas aéreas, pode-se perder muito dinheiro se um avião de US$ 100 milhões fica parado, mesmo que por pouco tempo. Para ajudar as companhias a reduzirem os atrasos dos vôos, cancelamentos e desvios, a Boeing está apresentando um novo serviço denominado Airplane Health Management (AHM). O sistema monitora a saúde de um avião durante o vôo e transmite as informações em tempo real, do ar para o solo. Quando o jato chega ao portão de embarque, a equipe de manutenção está pronta para fazer os reparos necessários rapidamente. O AHM coleta dados do avião em tempo real. A fonte primária dos dados é o computador de manutenção central do avião ou sistema de monitoramento da condições. Ele também pode coletar dados do novo Electronic Flight Bag, que o fabricante está introduzindo no modelo 777-300ER. O AHM integra dados de cada avião com dados básicos do design do modelo, experiências de serviço relatadas pelas operadoras do avião e informações sobre desempenho da frota mundial daquele modelo de avião. Durante este ano, a Boeing irá pilotar o AHM para garantir a sua disponibilidade no primeiro trimestre de 2004. Em abril último, o fabricante selecionou a Air France e a American Airlines para testarem o serviço AHM. Um terceiro parceiro de desenvolvimento da região Ásia-Pacífico será anunciado ainda este ano e juntos ajudarão a refinar a funcionalidade exata do serviço, a partir do terceiro trimestre de 2003. Outro aspecto do AHM é que ele não será limitado aos aviões da Boeing, podendo ser oferecido para outros aviões comerciais.