Jatos do Oriente: compare o MC-21 e o C919

Jatos do Oriente: compare o MC-21 e o C919

Desenhados para voos de média distância, o MC-21 da russa Irkut (agora Yakovlev) e o C919 da chinesa Comac surgiram como uma alternativa no mercado de narrowbodies para concorrer com as populares famílias A320neo e 737 MAX. Ambos voaram pela primeira vez em maio de 2017.

O jato chinês entrou em serviço regular neste ano, com a China Eastern. Já o bimotor russo, ainda está em fase de testes e certificação. Confira abaixo um comparativo entre as aeronaves:

MC-21-300 C919
Configuração (1 classe) 211 passageiros 192 passageiros
Configuração (2 classes) 163 passageiros  158 passageiros
Comprimento 42,2 m 38,9 m
Envergadura 35,9 m 35,8 m
Altura 11,5 m 11,95 m
Motorização Aviadvigatel PD-14  CFM LEAP-1C
Alcance 6.000 km / 3.200 nm 5.555 km / 3.000 nm
Teto Operacional Ainda não revelado 39.800 pés
Peso Máximo de Decolagem 72,5 toneladas 75,1 toneladas
Quantidade encomendada + de 170 unidades  + de 580 unidades
Ativos em serviço regular 0 2

O MC-21, inicialmente, também teria a opção de motorização PW1000G da Pratt & Whitney , no entanto, por conta das sanções impostas sobre a Rússia devido à invasão na Ucrânia, o país decidiu manter o projeto apenas com motores produzidos em território nacional.

Por enquanto, a maioria das encomendas de ambos os jatos são de empresas baseadas em seus respectivos países.

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