20 anos de atividade dos E-Jets

20 anos de atividade dos E-Jets
Foto: Embraer

Agora em 2024, a Embraer comemorou duas décadas de operação de sua bem-sucedida família dos E-Jets.

Na década de 90, a fabricante brasileira lançou a série ERJ com o ERJ-135, ERJ-140 e ERJ-145, que foram as primeiras aeronaves comerciais a jato da Embraer. Em 1997, a fabricante comentou pela primeira vez publicamente que estava estudando o desenvolvimento de aviões com maior capacidade, como para 70 passageiros.

Dois anos mais tarde, em 14 de junho de 1999, a família E-Jets foi oficialmente lançada. O anúncio aconteceu durante o Paris Air Show daquele ano. De início, duas verões foram lançadas: E170 e ERJ190. A Crossair e a Régional foram as primeiras empresas aéreas a encomendar os modelos.

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Foto: Embraer

A produção dos componentes foi iniciada em 2000 e o roll-out do primeiro protótipo, o PP-XJE, aconteceu em São José dos Campos, em 29 de outubro de 2001.

O primeiro voo de um E-Jet aconteceu em 19 fevereiro de 2002 e foi realizado pelo protótipo do E170. Com a resposta positiva sobre o modelo, a Embraer decidiu lançar o E175, uma versão do E170 com a fuselagem alongada em 1,78 metros.

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Foto: Embraer

O E170 ganhou seu Certificado de Tipo em fevereiro de 2004 e as entregas já começaram em março, com a LOT Polish sendo a primeira empresa aérea a receber o jato. Em 17 de março de 2004, a aérea polonesa realizou o primeiro voo comercial de um E-Jet, voando com o bimotor de Varsóvia para Viena.

Com o bom desempenho da família, a fabricante brasileira lançou também o E195, versão alongada do E190.

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Foto: Embraer

Entre os quatro, o E175 foi o que teve melhor desempenho comercial e acumula 943 pedidos com 756 unidades já entregues. Somando todas as versões da geração E-1, 1.874 exemplares foram encomendados, dos quais 1.687 já foram entregues.

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Foto: Embraer

Posteriormente, surgiram os E2, a nova geração dos E-Jets. O primeiro voo da nova família foi realizado por um E190-E2, em 23 de maio de 2016, e a entrada em serviço do modelo aconteceu em 2018, com a Widerøe, seguido do E195-E2 em 2019 com a Azul Linhas Aéreas.

Veja mais detalhes de cada modelo dos E-Jets:

Modelo Quantidade encomendada Quantidade entregue Primeiro voo
E170-E1 191 191 19/2/2002
E175-E1 943 756 14/6/2003
E190-E1 568 568 12/3/2004
E195-E1 172 172 7/12/2004
E175-E2 0 0 12/12/2019
E190-E2 34 19 23/5/2016
E195-E2 272 93 29/3/2017

Existem diversas outras variantes a partir dos modelos, como por exemplo o Lineage 1000, que é uma versão VIP do E190; o E190F, versão puramente cargueira do E190; o E195LR, versão Long Range do E195, entre outras.

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