Flapback: a história da Air Minas

Flapback: a história da Air Minas
Foto: Arquivo Flap

Fundada em 2002, a Air Minas foi criada em Belo Horizonte para entender, como seu próprio nome indicava, cidades mineiras.

A ideia da companhia era iniciar as operações com o ATR 42-300 e dois foram encomendados junto à fabricante franco-italiana. O primeiro, que já estava até com as cores da Air Minas, deveria ter sido trasladado ao Brasil em 20/12/02, no entanto, um dia antes do traslado, a empresa decidiu cancelar a vinda do bimotor alegando que ele seria muito grande para suas futuras rotas. O segundo estava previsto para ser incorporado em fevereiro de 2003, mas também não foi.

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Foto: Arquivo Flap

Um ano sem nada acontecer, o então DAC decidiu suspender o registro da Air Minas antes mesmo do início das operações e deu o prazo de mais um ano para ela trabalhar em sua homologação.

No final de 2003, a estratégia da empresa mudou e um EMB-120 Brasília foi recebido: o PR-MGE. Mesmo com uma aeronave já incorporada, as operações da Air Minas foram sendo adiadas mês a mês até que ela foi adquirida pelo grupo H&P e os voos foram finalmente iniciados em 16 agosto de 2006.

PR MGE
Foto: Arquivo Flap

As primeiras cidades ligadas eram Belo Horizonte, Divinópolis, Varginha e Guarulhos. Posteriormente, o trecho foi estendido até Bauru.

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Foto: Arquivo Flap

O ano seguinte foi de crescimento: três EMB-120 foram incorporados (PR-UHT, PT-WKI e PR-TUH) e a Air Minas ampliou seu mapa de rotas com trechos como o Pampulha-Ipatinga, que partiam da capital mineira às 7h17 e às 18h50 de segunda à sexta-feira.

Em 2008, a empresa transportou 67.035 passageiros com taxa de ocupação na casa dos 50%. Nesse mesmo ano foram estreados os voos para o Triângulo Mineiro com quatro ligações diárias (segunda à sexta) na rota Pampulha-Uberlândia-Uberaba. A empresa recebeu o PR-MDP em agosto de 2008 e planejava incorporar mais EMB-120 e estava estudando iniciar operações com o ERJ-145.

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Foto: Arquivo Flap

No ano seguinte, a Air Minas recebeu mais um EMB-120 e estreou mais quatro rotas para Guarulhos partindo das cidades mineiras de Belo Horizonte, Ipatinga, Uberlândia e Uberaba.

”O aeroporto de Guarulhos foi escolhido por se tratar do melhor aeroporto em operação em São Paulo. Além de atender os passageiros que se destinam à capital paulista, Cumbica atende os passageiros em conexão para todas as cidades do Brasil e o restante do planeta”

Comentou na época Urubatan Helou, então presidente da empresa

Tudo voava rumo ao crescimento até que, em 2010, a empresa começou a encontrar dificuldades para se manter no mercado e decidiu suspender seus voos temporariamente em 30/5/10. As operações jamais foram retomadas. Pouco antes de encerrar os voos, a empresa havia iniciado a linha Belo Horizonte-Montes Claros. Ao longo de sua rápida história, empresa ainda atendeu cidades como São José dos Campos, Cuiabá, Campinas, entre outras.

A Air Minas chegou a planejar um retorno aos céus com dois Boeing 737-800 e sob o nome de Brasair. Essa reestreia estava marcada para acontecer em setembro de 2011, contudo, também jamais ocorreu.

Dos seus seis EMB-120, três foram voar na Albatros Airlines da Venezuela (PR-MGE, PT-WKI e PR-GDC), dois continuaram no Brasil, um com a SETE (PR-TUH) e um para a Brava Linhas Aéreas (PR-MDP) e o PR-UHT foi voar na TAB Charters da África do Sul.

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