Volta ao passado: as operações da El Al no Brasil

Volta ao passado: as operações da El Al no Brasil posteriormente
Foto: Arquivo Flap

Hoje vamos explorar detalhes das operações no Brasil de mais uma companhia aérea que já deixou de voar para cá: a El Al.

A empresa aérea de bandeira de Israel já contou com voos diretos para o país em um passado não muito distante. A presença da companhia por aqui deu vida ao trecho São Paulo-Tel Aviv sem escalas e foi um importante elo entre os países, tanto para o turismo quanto para a comunidade judaica no Brasil.

Início das operações

Em janeiro de 2009 a El Al anunciou o início de suas ligações para o Brasil, com alguns voos semanais ligando o Aeroporto de Guarulhos com Tel Aviv, em Israel.

A ideia da companhia era usar São Paulo como seu principal hub nas Américas e futuramente expandir suas operações para Buenos Aires, Santiago, Assunção e Bogotá. As expectativas eram boas e a El Al projetava que em 5 anos, o voo passaria a ser diário.

O tráfego de passageiros entre Brasil e Israel estava vivendo um momento de crescimento. O ano de 2008 havia fechado com 31 mil passageiros viajando entre os países, representando um aumento de 55% comparado com 2007. A El Al surfava assim em um momento otimista para tal ligação.

Cerca de 5 meses após o anúncio, chegou o dia da estreia.

Primeiro voo

Era noite de sábado, 2 de maio de 2009, quando o Boeing 777-200ER de matrícula 4X-ECB decolou do Aeroporto Internacional Ben Gurion rumo ao Brasil. O bimotor tocou o solo da pista 09R (atual 10R) na manhã seguinte, por volta das 8h30 e foi recebido com comemorações e batismo, celebrando assim o início das operações da El Al no país. Confira as fotos do Arquivo da Flap:

A companhia passou então a realizar o trajeto GRU-TLV três vezes na semana, sempre com o Boeing 777-200. O bimotor acomodava na época 284 passageiros em três classes: 12 na primeira, 35 na executiva e 237 na econômica.


LEIA MAIS: 


Itinerário e Operações 

As decolagens de Israel aconteciam aos sábados, segundas e quartas, enquanto a chegada no Brasil ocorria aos domingos, terças e quintas. O voo durava em média 14h. Relembre como era a programação:

  • Tel Aviv (23h35) – Guarulhos (8h45) +1 / sábados, segundas e quartas
  • Guarulhos (19h05) – Tel Aviv (14h55) +1 / domingos, terças e quintas

No ano de 2010, a El Al transportou cerca de 67.700 passageiros entre as cidades, com uma ocupação mediante de 79,8%. Em relação à cargas, a empresa movimentou mais de 1.500 toneladas de carga de/para o Brasil em 2010.

Flight Check

Gianfranco “Panda” Beting embarcou com a El Al nos trechos Guarulhos-Tel Aviv-Guarulhos em 2011 e publicou um Flight Check na Revista Flap. Entre os destaques dos voos, Panda destacou o excelente serviço da tripulação e o conforto do assento. Ambos foram avaliados com nota 9. A experiência completa ganhou a nota final de 8,44.

“A El Al está aprovadíssima. Como única empresa operando non-stop para Isarel e com serviços de qualidade em solo e em terra, a companhia é a melhor opção para quem vai à Terra Santa. E para quem vai além também. É possivel pensar na empresa como uma alternativa viável para voar para outros destinos além – no subcontinente indiano, Ásia ou alguns pontos da Europa e CIS. Gostei da atitude franca e direta, bem sabra dos tripulantes. Segurança, bem, isso nem é necessário citar: a El Al é a empresa aérea mais segura do mundo em relação a interferências ilícitas (sequestros). Pode se programar para voar El Al quando o assunto for Israel. O pequeno país tem uma grande companhia aérea”

Gianfranco “Panda” Beting

Fim das operações 

O desempenho da El Al na rota não era ruim, mas em 2011 a companhia decidiu encerrar as suas operações no Brasil, antes mesmo de completar 3 anos.

Em uma entrevista, o então CEO da empresa, Elyezer Shkedy, comentou que o aumento acentuado dos preços dos combustíveis, assim como os altos custos de operação do trajeto para Guarulhos, foram os principais motivos para a suspensão da linha. Outro fator que contribuía com os altos custos, era a necessidade de realizar uma rota mais longa por conta do bloqueio do espaço aéreo árabe na região.

O último voo comercial da El Al no Brasil aconteceu na quinta-feira 10 de novembro de 2011.

Posteriormente, a El Al “voltou” a voar para o país, mas por meio de um acordo com a LATAM, que operou o trecho Guarulhos-Tel Aviv entre 2018 e 2021.


Você chegou a voar com a El Al no trecho entre Brasil e Israel? Conte para nós nos comentários:

Uma resposta

  1. Voei com a El Al em 06 de junho 2011. Uma experiência maravilhosa. Voo tranquilo, serviços de primeira, atenção total. Senti muito qd pararam de voar para o Brasil. Fui novamente em 2013 pela Air France, decepção principalmente com o asseio dos banheiros. De Paris para SP num determinamo momento parecia mais uma rodoviária. Já Turkish um primor. Oriente médio dando de laço no Ocidente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas