Em 1996, após cerca de quatro décadas com o mesmo padrão de pintura, a Varig decidiu alterar sua identidade visual.
Para lançar suas novas cores, a Pioneira escolheu o Boeing 747-300 de matrícula PP-VNH. O quadrimotor passou pelo processo de repintura nas oficinas da companhia no Aeroporto Internacional do Galeão. Responsável pela criação do esquema visual, a empresa Landor Associates também da padronizou o interior das aeronaves com os novos estofados.
Com a rosa dos ventos reestilizada em tons de dourado e amarelo, o nome Varig passou a contar com um azul mais escuro e também passou a vir acompanhado da característica assinatura “Brasil”.
Com o serviço finalizado, o Boeing 747 foi apresentado ao público e aos funcionários no hangar da companhia no Galeão, em dezembro de 1996. Um dia após a apresentação, o PP-VNH decolou em um voo épico pelas belezas do Rio de Janeiro. A Embraer cedeu um E120 Brasília para os registros air-to-air com o 747.
A bordo do bimotor, que teve uma das janelas removidas para a ação fotográfica, Carlos Lorch realizou fotografias marcantes do quadrimotor com a nova pintura da Varig sobrevoando pontos emblemáticos da capital fluminense, como as praias de Ipanema, Leblon e Copacabana; o Morro da Urca e Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara. Houve também foto com o Cristo Redentor, que estava de braços abertos “admirando” a nova pintura. Imagens que são verdadeiros quadros.
Entre as dezenas de imagens, uma delas estampou a edição 290 da Revista Flap naquele mesmo ano. Confira mais fotos:
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3 respostas
Fui cmte quantas vezes sobrevoei esta rota de aproximaçao, passageiros vibravam está imagem formidável dos AUREOS TEMPOS DA AVIAÇAO E DA CIDADE MARAVILHOSA.
Felizes os que puderam vivenciar estes momentos, porque acabaram com tudo tanto com a aviação romântica quanto a cidade do Rio de Janeiro.
O que a corrupção faz com empresas e vidas , o ser humano se estraga por dinheiro e pelo dinheiro o mesmo deixa de existir !
Corrupção? Ou a própria incompetência gerencial da Varig em não entenderem que o mundo tinha mudado na aviação mundial desde 1990. Não esqueçam que o Collor o grande responsável pelo afundamento, e seus interesses escusos com Canhedo/Pc Farias na privatização da VASP. Tudo se liga, nada é por a caso.