Único no mundo: conheça mais detalhes do DC-8-72 que veio ao Brasil na última semana

Único no mundo: conheça mais detalhes do DC-8 que veio ao Brasil na última semana
N782SP decolando de CNF no último 17/5. Foto: Fábio Passalacqua

Principal rival do 707, o Douglas DC-8 é uma aeronave da década de 50 e foi produzido até 1972, com um total de 556 exemplares construídos (somando todas as variantes).

Atualmente, sua presença ao redor do planeta é praticamente nula: entre um e três jatos do modelo estão ativos. Dois deles que estariam ativos seriam os 9S-AJG e 9S-AJO da Trans Air Cargo (TACS) do Congo, mas há poucas informações sobre ambos. Portanto, o único confirmado é o N782SP operado pela Samaritan’s Purse, uma organização católica de ajuda humanitária. Se considerarmos a versão, o N782SP é o único DC-8-72 no mundo, visto que os da TACS seriam um DC-8-62 e um DC-8-73.

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N782SP cruzando a vertical de São Paulo a caminho de Confins no último 16/5. Foto: Flávio M. de Souza

A aeronave passou duas vezes pelo Brasil na última semana transportando itens como kits de higiene, luzes solares, cobertores, sistemas para filtragem de água, além de outros suprimentos como lonas para abrigo em ajuda ao Rio Grande do Sul. O destino final do N782SP em território brasileiro foi a Base Aérea de Canoas, mas ele também passou pelo Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais, onde realizou escala, tanto na ida quanto na volta.

Sobre a aeronave

O exemplar foi produzido, em 1968, em Long Beach, nos Estados Unidos, onde ficava a antiga fábrica da Douglas/McDonnell Douglas. O jato era da versão DC-8-62, ou seja, equipado com quatro motores JT3D da Pratt & Whitney. Sua primeira operadora foi a Finnair, onde voou de janeiro de 1969 até novembro de 1981. Na aérea finlandesa, a configuração utilizada era Combi (passageiro + carga) com 16 assentos na primeira classe, 124 na econômica e o restante da cabine principal designado para cargas.

De novembro de 1981 até novembro de 2004, o quadrimotor voou na Força Aérea Francesa como F-RAFG. Uma curiosidade é que na transição entre a Finnair e a Força Aérea Francesa, este DC-8 foi remotorizado com motores CFM56-2, mais econômicos e silenciosos que os PW. Sendo assim, a aeronave passou a ser um DC-8-72.

Sua próxima operadora foi a Air Transport International – ATI, onde voou como N721CX entre junho de 2005 e dezembro de 2013.

Após mais de um ano estocado, o quadrimotor ganhou um novo operador: a Samaritan’s Purse, onde está até hoje. O jato foi rematriculado como N782SP e continua como Combi, mas com outra configuração, sendo 32 assentos de passageiros e o restante da cabine designada para transporte de cargas.

No vídeo abaixo, é possível conferir mais detalhes do DC-8-72 N782SP da Samaritan’s Purse, incluindo o interior:

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