Uma década da primeira decolagem do A350

Uma década da primeira decolagem do A350
Foto: Don-vip

O A350 é atualmente uma das principais aeronaves do portfólio da Airbus. Com mais de 500 já produzidos e quase mil encomendados, o jato é uma grande sucesso e está completando hoje (14) dez anos de sua primeira decolagem.

Antecedentes e Lançamento

Enquanto a Boeing trabalhava no 787, a Airbus não parecia preocupada com o projeto da concorrente e alegava que o Dreamliner era uma reação ao A330 e que não precisaria de uma resposta. Por outro lado, as empresas aéreas solicitavam à Airbus a criação de um competidor para o 787 e a fabricante europeia propôs o A330-200Lite, uma versão modernizada do A330-200. O projeto acabou não sendo lançado.

Em 2004, o então presidente da Airbus, Noël Forgeard, confirmou estudos para desenvolvimento de uma nova aeronave e em outubro de 2005, o projeto do A350 foi anunciado, já com 60 encomendas garantidas da Qatar Airways.

O plano inicial era para duas versões: o A350-800, com capacidade para 245 passageiros, e o A350-900, para 300 passageiros em três classes.

Em 2006, o projeto passou por remodelações, ganhando o nome A350XWB (Xtra-Wide-Body) e a apresentação das modificações aconteceu no Farnborough International Airshow, em julho de 2006. A Singapore Airlines garantiu 20 pedidos firmes, mais 20 opções de compra do bimotor.

F WWCF A350 LBG SIAE 2015 18953559366
Foto: Eric Salard

Meses mais tarde, em dezembro de 2006, o Conselho Administrativo da Airbus aprovou o lançamento industrial do A350 com três versões: -800, -900 e -1000. A primeira entrega seria do A350-900 e estava prevista para a metade de 2013. O -800 seria em 2016 e o -1000 em 2017.

Produção e Primeiro Voo

Pioneiro, o A350 foi a primeira aeronave comercial a ter sua fuselagem e asas fabricadas majoritariamente com fibra de carbono. Para equipar o bimotor, a Airbus selecionou os motores Trent XWB da Rolls Royce.

O projeto inovador teve sua produção iniciada em dezembro de 2009, com a fabricação do primeiro componente a ser utilizado pelo avião. A fuselagem começou a ser produzida em 2010, assim como as asas.

O primeiro teste de motor ocorreu em junho de 2010 e o Trent XWB recebeu sua certificação no final de 2011.

O jato entrou em montagem final em abril de 2012 e o primeiro protótipo foi finalizado em dezembro de 2012. Em 2 de junho de 2013, aconteceu o primeiro teste de motor já acoplado na aeronave e dias depois, ocorreu a primeira decolagem.

Era uma sexta-feira, 14 de junho de 2013, quando exatamente às 10h da manhã, o protótipo de matrícula F-WXWB decolou da pista 14/R 32/L do Aeroporto de Toulouse acompanhado de centenas de olhares, marcando o primeiro voo do A350XWB. No comando, Peter Chandler, piloto-chefe de testes da Airbus. A aeronave voou por 4h30, a uma altitude média de 25 mil pés e sobrevoando a região de Pyrenees, próxima da divisa entre França e Espanha.

Cinco dias mais tarde, o jato decolou novamente para um segundo voo teste e, em 21 de junho de 2013, surgiu de surpresa no Paris Airshow 2013 com uma passagem baixa sobre o evento.

Primeira Entrega

Para a certificação do modelo, a Airbus produziu cinco protótipos e após dezenas de horas de testes acumuladas, o A350 foi certificado em 30 de setembro de 2014 pela EASA. Em outubro do mesmo ano, ganhou a homologação ETOPS 370 e em novembro de 2014 recebeu a certificação da FAA.

Com o cronograma um pouco atrasado, o primeiro A350 foi entregue em 22 de dezembro de 2014 à Qatar Airways, cliente lançadora do modelo. Menos de um mês depois, em 15 de janeiro de 2015, o bimotor de matrícula A7-ALA decolou para o seu primeiro voo comercial, conectando Doha com Frankfurt, marcando a entrada em serviço regular do modelo.

1599px Qatar Airways A350 941 A7 ALA landing at Frankfurt Airport 2
Foto: Gerard van der Schaaf

Desempenho Comercial

As variantes -900 e -1000 desde o início demonstraram mais força no interesse e nas encomendas. Por outro lado, o menor membro da família, o -800, não teve um bom desempenho comercial e perdeu diversos clientes com o tempo. Em 2008, a carteira de pedidos para a menor variante chegou a atingir 182 pedidos, no entanto, esse número foi diminuindo com o passar dos anos, com as empresas aéreas alterando a encomenda para o -900. Com o lançamento do A330neo em 2014, a Airbus decidiu cancelar o projeto do A350-800, que naquele momento tinha apenas 16 encomendas, divididas entre Yemenia, Hawaiian Airlines, Aeroflot e Asiana Airlines.

O A350-1000, por sua vez, teve um desempenho razoável e o projeto foi para frente, com o primeiro voo do modelo acontecendo em novembro de 2016.

Airbus A350 1000 F WMIL 4
Foto: Wikimedia

Ao todo, 967 unidades do A350 já foram encomendadas, sendo 755 do -900, 173 do -1000 e 39 da recém-lançada versão cargueira, o A350F. Em relação às entregas, a Airbus já entregou 535 exemplares do modelo, sendo 464 do -900 e 74 do -1000.

A350 no Brasil

A primeira cliente do A350 no Brasil foi também a primeira das Américas: a TAM Linhas Aéreas. A companhia recebeu seu primeiro exemplar, PR-XTA, em dezembro de 2015, seguido do XTB e XTC, que chegaram em maio de 2016. Posteriormente, o trio passou a fazer parte do grupo LATAM, com a fusão entre TAM e LAN, e outros dez jatos do modelo -900 foram incorporados pela LATAM Brasil até janeiro de 2021, com a chegada do PR-XTG. O grupo também confirmou encomendas para a versão -1000, no entanto, acabou cancelando os pedidos restantes e devolveu todos os seus exemplares por conta de uma reestruturação na frota. O último a deixar o Brasil foi o PR-XTL, em agosto de 2021.

DSC04340
Foto: Fábio Passalacqua

Em 2022, o A350 voltou a ser operado em uma linha brasileira. Nas cores da Azul, a companhia recebeu seus dois primeiros jatos do modelo no ano passado. De matrículas PR-AOY e PR-AOW, as aeronaves estão fixas no trecho entre Viracopos e Paris Orly. Anteriormente, a Azul havia anunciado que receberia outras duas unidades do modelo, contudo, parece que os planos mudaram e esses jatos foram redirecionados para a Iberia.


Você já voou no A350? Conte para nós nos comentários abaixo:

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *