Você provavelmente já ouviu falar do A340-200, -300, -500 e -600, mas você sabia que a Airbus também produziu uma única unidade do A340-8000.
Derivado do A340-200, versão estreada pela Lufthansa em 1993, o A340-8000 foi encomendado, na década de 90, pelo irmão do Sultão de Brunei como um presente ao Sultão, mas o modelo jamais chegou a voar para ele. A Airbus lançou o modelo com capacidade para 232 passageiros e com um tanque extra de combustível, aumentando o alcance para 14,800 km, contra os os 12,400 km do A340-200. O peso de decolagem também foi aumentado para 275 t.
O exemplar MSN 204 foi entregue pela fabricante em 1998, no entanto, não entrou em serviço e ficou estacionado no Aeroporto Berlin Schönefeld, na Alemanha. O interior VIP foi instalado no quadrimotor somente um ano após ele ter sido entregue, contudo, o jato não foi voar pelo governo do Brunei e acabou indo para Hamburgo, onde ficou nas instalações da Lufthansa Technik até 2007. Nesse ano, o singular A340-8000 finalmente encontrou um novo operador: o Governo da Arábia Saudita.
A entrega ao novo operador aconteceu em março de 2007 e a aeronave ganhou a matrícula HZ-HMS. Em dezembro de 2010, o quadrimotor passou a fazer parte da frota da “Saudi Royal Flight” e foi rematriculado como HZ-HMS2.
![Somente um produzido: conheça o A340-8000 1 Saudi Arabian Government Airbus A340 213 HZ HMS LHR](https://flapinternational.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Saudi_Arabian_Government_Airbus_A340-213_HZ-HMS_-_LHR-300x200.jpg)
Atualmente, o exemplar se encontra estocado, desde agosto de 2023, no EuroAirport Basel-Mulhouse-Freiburg – aeroporto trinacional dividido entre França, Suíça e Alemanha – indicando que possivelmente não voltará mais a voar pelo governo saudita.
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