Relembre: o último voo do Mk-28 (Fokker 100) da Avianca Brasil

Relembre: o último voo do Mk28 (Fokker 100) da Avianca Brasil
Foto: Benito Latorre

A Avianca Brasil recebeu seus dois primeiros Mk-28 em 2005, ainda quando voava como Oceanair. A empresa decidiu renomear o modelo de Fokker 100 para Mk-28 por conta de uma repercussão negativa do bimotor entre os passageiros no Brasil devido a acidentes e incidentes recorrentes principalmente na década de 90.

De matrículas PR-OAK e PR-OAH, os jatos chegaram no Brasil em dezembro de 2005 e abriram um novo capítulo na história da empresa. Até 2008, a Oceanair recebeu 16 exemplares do modelo, todos haviam voado anteriormente na American Airlines e estavam armazenados em um deserto nos Estados Unidos.

Em 2010, a Oceanair passou a se chamar Avianca Brasil e, dos 16 Mk-28s que voavam na empresa, dois deixaram a frota e foram voar na divisão colombiana da Avianca, incluindo o PR-OAH. Os 14 restantes permanceram e ganharam os novos títulos da companhia.

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Foto: Cassio Vasconcelos

Ainda em 2010, a Avianca começou a receber aviões da Airbus, como o A319. Em 2011, a divisão brasileira da Avianca passou também a incorporar o A318 e A320. Um ano mais tarde, em 2012, retirou dois F100s de serviço e, a partir de 2014, começou a estacioná-los gradualmente, até novembro de 2015, quando aconteceu o último voo do modelo na companhia.

A última decolagem

Era manhã de terça-feira, 24 de novembro de 2015, quando o Mk-28 de matrícula PR-OAU partiu pela última vez com passageiros. O voo era de despedida e a bordo estavam dezenas convidados.

A decolagem aconteceu por volta das 9h pela pista 35L do Aeroporto de Congonhas. O bimotor curvou então a esquerda e seguiu rumo ao litoral norte paulista. Próximo de Ubatuba, realizou algumas órbitas.

“Ainda que a meteorologia não estivesse boa, o voo foi tranquilo, sem turbulências.”

Comentou Rodrigo Cozzato que estava a bordo

José Efromovich, então presidente da Avianca Brasil, também estava presente no voo e realizou um discurso emocionado, enfatizando a importância do Fokker 100 no crescimento da companhia.

Os comissários de bordo ofereceram aos passageiros champagne, sucos, água e também docinhos.

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Foto: Benito Latorre

Após cerca de 45 minutos de voo, o PR-OAU regressou a São Paulo e pousou no Aeroporto de Congonhas, onde foi recebido com batismo. Assim foi colocado o ponto final na trajetória do modelo na empresa e também no Brasil, após décadas de serviços ininterruptos no País, em companhias como a TABA, TAM, Avianca e MAIS.

Meses antes, Flávio Marcos de Souza, Editor-Chefe na Flap International, visitou as instalações da companhia em Congonhas para registrar alguns dos Mk-28s que já estavam sendo devolvidos aos proprietários. Confira as fotos:

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

2 respostas

  1. Em 20/12/2005 comandei o vôo do GRU CGO para a apresentação pública do PR-OAK que havia chegado dias antes dos EUA. Em 31/12/2005 realizei o primeiro voo de lucro e check-up operacional pelo DAC, GIG-JPA-MCZ-GIG, novamente com meu querido amigo Cdte. Villo Baldo Cruz. Era o início do F-100 na Oceanair. Bons tempos!!!

  2. Participei ativamente da introdução desses aviões na TAM e, tudo começou em abril de 1990 quando fui para Amisterdam, com mais 5 companheiros para um curso longo deste avião, eu gostava e muito de dar aulas na TAM, OCEANAIR, e AVIANCA de Bogotá.

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