Prefeito do Rio de Janeiro quer reduzir voos em SDU pela metade

Recentemente, iniciaram-se novas discussões sobre os dois principais terminais aéreos do Rio de Janeiro: o Aeroporto Santos Dumont e o Aeroporto do Galeão. A ideia é reduzir os voos em SDU para incentivar o aumento de operações em GIG. Esse debate vem do Governo Federal anterior e está sendo mantido pelo atual.

De acordo com o apurado pelo jornal O Globo, uma das propostas é limitar o número de passageiros anuais no Santos Dumont para 9 milhões. O valor seria 10% a menos do que os números atuais. Dentro desta proposta, também está incluído o investimento em mobilidade urbana para melhorar o acesso para o Aeroporto do Galeão.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que é interessante reduzir o ISS no terminal internacional fluminense para atrair mais lojistas, mas criticou a proposta do governo federal. Por meio de suas redes sociais, Paes acredita que o número de passageiros anuais no Santos Dumont deveria ser 6 milhões. O prefeito também destacou a criação de um hub regional no Galeão, no entanto, não deu maiores detalhes de como o modelo funcionaria, tampouco quais empresas aéreas participariam.

De acordo com a Infraero, a capacidade do Aeroporto Santos Dumont é para 15,3 milhões de passageiros/ano e em 2022 foram registrados 10,2 milhões de embarques e desembarques. Já o Galeão, possui capacidade para 37 milhões de passageiros anuais e em 2022 registrou apenas 5,9 milhões.

O desequilíbrio entre os dois aeroportos e, principalmente, o esvaziamento do Galeão é um tema recorrente.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas