Os 100 anos de história da Sikorsky

Os 100 anos de história da Sikorsky
Foto: FAB

Em março deste ano, a Sikorsky apagou incríveis 100 velas e celebrou seu centésimo aniversário. Com o tempo, a fabricante se consolidou como uma das principais no mercado dos helicópteros, principalmente no setor militar.

Princípios

O início da empresa data de 5 de março de 1923, quando o ucraniano naturalizado estadunidense, Igor Sikorsky, fundou a Sikorsky Aero Engineering Corporation, em Nova York.

O primeiro projeto da fabricante, que teve seu nome alterado para Sikorsky Manufacturing Company em 1925, foi o bimotor anfíbio S-38.

Com o sucesso da aeronave, a empresa alterou seu nome mais uma vez, agora para Sikorsky Aviation Corporation, e com um capital de 5 milhões de dólares, construiu uma nova fábrica em Stratford, Connecticut. Toda a companhia se mudou para o novo local em 1929.

Na época, o foco da fabricante eram aeronaves cargueiras e anfíbias, se tornando uma importante fornecedora de aviões para a Pan Am, que naquele momento expandia seus voos cruzando os oceanos.

Primeiros helicópteros 

O final da década de 30 foi marcado pelo desenvolvimento do primeiro helicóptero pela Sikorsky. Tratava-se do VS-300, que realizou seu primeiro voo teste em 14 de setembro de 1939. Em seguida veio o R-4, que se tornou o primeiro helicóptero produzido em grande escala no mundo. Forças aéreas, como a britânica e a norte-americana, aderiram a aeronave. O modelo teve 131 unidades produzidas entre 1942 e 1944.

R-4

Os dois primeiros helicópteros desenvolvidos pela Sikorsky foram os abre alas para uma série de produtos. Na década de 40, outros quatro modelos foram desenvolvidos.

Nos anos 50, a fabricante lançou novos modelos no mercado, como o S-58, que teve mais de 2 mil unidades produzidas, ou o SH-3 Sea King, com mais de 1.300 entregas.

Foto: Acroterion

Em 1962, o CH-54 Tarhe decolou pela primeira vez. O exemplar foi o predecessor do S-64 Skycrane. Ambos foram desenhados para transportar cargas pesadas externamente, acopladas ao corpo do helicóptero.

Série H60

Nos anos 70, a Sikorsky estreou a série H60, também conhecida como f