A LATAM recentemente se tornou a primeira companhia aérea brasileira a monitorar monitorar parte de suas operações aeroportuárias com o uso de câmeras e inteligência artificial no país. A empresa instalou a tecnologia no aeroporto de São Paulo/Guarulhos para medir em tempo real a pontualidade, a qualidade e a eficiência das operações em solo de suas aeronaves.
A inovação pode reduzir o tempo médio das aeronaves paradas. O teste e desenvolvimento aconteceu durante 12 meses.
“Com os dados em mãos conseguimos mais eficiência operacional e, consequentemente, uma melhor experiência para nossos clientes, com qualidade e segurança. É nosso compromisso buscar constantemente formas de tornar a sua jornada cada vez mais simples, rápida e segura”
Rafael Walker, diretor Global de Customer Care do grupo LATAM Airlines
Como um verdadeiro raio-x em tempo real, o sistema fornece métricas operacionais (atualização dos horários previstos de decolagem, tempo de utilização do portão e tempos de conexão da unidade de fornecimento de energia terrestre). Também permite prevenir danos com objetos estranhos, verificar o status da ponte de embarque/desembarque (finger) e fornece relatórios de conformidade que ajudam a LATAM a manter as medidas de segurança ao redor de toda a aeronave em solo. O resultado é uma operação altamente segura em todos os aspectos.