Hoje (9), completa-se 56 anos da primeira decolagem do Boeing 737, o narrowbody mais vendido da história da Boeing. Conheça a trajetória de toda a família 737 e ao final confira uma galeria de fotos de todos os modelos.
Desenvolvimento
No início da década de 60, a Boeing estudava uma nova aeronave de corredor único para complementar o 727 em rotas de médio e curto alcance. Os primeiros conceitos para o novo jato traziam motores na seção traseira da fuselagem, layout de poltronas 2-3 e estabilizador vertical em formato de “T”. Nenhuma destas características está presente no real Boeing 737.
Na época, a fabricante norte-americana estava atrás de suas concorrentes. Jatos como o BAC 1-11, DC-9 e o Fokker 28 já estavam em processo de certificação, o que fez com que a Boeing acelerasse o desenvolvimento de sua nova aeronave.
Utilizando cerca de 60% da estrutura e dos sistemas do 727, a Boeing começou a dar passos mais largos no desenho do 737 e o lançou oficialmente em 1965.
Primeiras encomendas e Primeiro Voo
Após o lançamento, a fabricante norte-americana conquistou seu primeiro cliente: a Lufthansa. A aérea alemã encomendou 22 unidades do Boeing 737-100 por um valor estimado em US$ 67 milhões.
Apelidado de “Baby Boeing”, o novo jato não deslanchou como o esperado no mercado e conquistou apenas 29 encomendas. No entanto, a Boeing deu continuidade ao projeto e apresentou o primeiro protótipo em 17 de janeiro de 1967.
Meses depois, o bimotor voou pela primeira vez. Comandado por Brien Wygle and Lew Wallick, o Boeing 737 realizou sua primeira decolagem em 9 de abril de 1967. A operação durou cerca de 2h30.
“O avião é uma delícia de voar”
disse Brien Wygle pelo rádio durante o primeiro voo
Após uma série de voos testes, o Boeing 737-100 foi certificado pela FAA e a primeira entrega aconteceu para a Lufthansa em 28 de dezembro de 1967. Em janeiro de 1968, o jato realizou seu primeiro voo com passageiros.
Nova variante
Em meio ao lançamento do Boeing 737-100, a fabricante norte-americana foi requisitada pela United Airlines para o desenvolvimento de um modelo com maior capacidade de passageiros. Daí nasceu o bem-sucedido Boeing 737-200, que foi peça essencial para a Boeing dar continuidade ao projeto do 737.
Seu lançamento aconteceu também em 1965 e o primeiro voo veio a ocorrer meses após o do 737-100, em agosto de 1967.
A aeronave entrou em serviço regular em abril de 1968 pela United Airlines, que foi o cliente lançador do modelo, e logo conquistou diversos clientes ao redor do planeta, diferente de seu “irmão menor”.
A Boeing ainda desenvolveu a versão Advanced do 737-200 com uma melhor aerodinâmica, motores mais potentes, mais capacidade de combustível, entre outras melhorias.
No Brasil, o jato foi introduzido pela Vasp, com a chegada do PP-SMA em 1969, dando início assim a história do Boeing 737 no país. Posteriormente, Varig, Cruzeiro do Sul, Nacional Linhas Aéreas, Força Aérea Brasileira, TAF, Rico e ATA também voaram com o 737-200 por aqui.
O último 737 da versão -200 foi produzido em 1988. Hoje, a aeronave continua ativa, em sua maioria realizando voos de carga.
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Do 737 Classic ao 737 MAX
Com o sucesso do 737-200, a Boeing deu continuidade à criação de novas famílias do exitoso narrowbody e lançou no início da década de 80 a série 737 Classic com três variantes: -300, -400 e -500.
Equipada com motores CFM56, a nova família do 737 era mais econômica que os seus antecessores e não demorou muito para conquistar os primeiros clientes. Em março de 1981, a USAir e a Southwest Airlines foram as primeiras companhias aéreas a encomendarem o Boeing 737-300, que veio a se tornar o maior sucesso da série Classics. O jato foi apresentado em Renton em janeiro de 1984, voou pela primeira vez em fevereiro e recebeu o certificado em novembro de 1984. O lançamento do 737-400 aconteceu em 1985 e o do -500 veio a ocorrer dois anos depois. O MD-80 era um dos principais competidores dos 737 Classics na época.
Um total de 1,988 dos modelos 300/400/500 foram produzidos entre 1981 e 2000. No Brasil, o jato fez sucesso e voou comercialmente com passageiros em diversas empresas, como a TransBrasil, BRA, Varig, Vasp, entre outras, e continua até hoje ativo no país, mas agora como cargueiro.
737 NG
A década de 90 trouxe jatos ainda mais modernos para o mercado, como o Airbus A320. Para acompanhar suas concorrentes, a Boeing lançou uma nova série dos 737s: os Next Generation. A família NG veio com quatro variantes: 737-600/700/800/900.
Com maior capacidade de assentos, nova motorização, novas asas, entre outras melhorias, a Boeing emplacou mais uma família do 737 e das quatro versões lançadas, somente uma não fez sucesso: o Boeing 737-600, que vendeu somente 69 unidades. O responsável pelo rollout da série NG foi o 737-700, que teve sua apresentação em dezembro de 1996. Sob os comandos de Mike Hewett and Ken Higgins, o primeiro voo do modelo aconteceu em 1997. Na sequência, vieram os primeiros voos e certificações do 737-600, -800 e -900.
A família Next Generation é a de maior sucesso da trajetória do 737 até o momento, com mais de 7 mil unidades produzidas, somando todas as variantes. Assim como as gerações passadas, os NGs também ganharam versões militares, cargueiras e executivas, além de variantes com maior alcance, os conhecidos como ER (Extended Range).
No Brasil, a Varig foi a primeira operadora da série NG. Hoje, a Gol Linhas Aéreas é a maior usuária dessa família no país.
737 MAX
Em 2010, a Airbus lançou a atualização do A320, o conhecido como A320neo. Para bater de frente com a sua principal rival, a Boeing anunciou o programa do 737 MAX um ano mais tarde. Lançado com três versões: MAX 7, MAX 8 e MAX 9, o projeto ganhou posteriormente um quarto membro: o 737 MAX 10.
Acompanhado de milhares de olhares, o primeiro voo da família MAX aconteceu em janeiro de 2016 com a decolagem do protótipo N870IQ. Com um futuro aparentemente próspero a sua frente, o Boeing 737 MAX conquistou centenas de encomendas e a primeira entrega ocorreu em maio de 2017 para a Malindo Air.
Pouco mais de um ano em serviços, o sonho do MAX se transformou em pesadelo e colocou a Boeing nos holofotes, gerando uma enxurrada de dúvidas e questões sobre a fabricante. Em outubro de 2018, um Boeing 737 MAX 8 da Lion Air caiu logo após decolar de Jacarta, capital da Indonésia. Poucos meses depois, em março de 2019, outro Boeing 737 MAX 8, agora da Ethiopian Airlines também caiu logo após a decolagem. Os dois acidentes vitimaram mais de 300 pessoas e logo o moderno jato foi proibido de voar em diversos espaços aéreos, culminando na paralisação dos voos com o modelo em todo o mundo.
Depois uma série de modificações e investigações, o 737 MAX voltou a voar em 2020 e a Gol Linhas Aéreas foi uma das primeiras companhias aéreas a retomar as operações com o modelo. Neste período, a Boeing voltou a entregar os jatos para suas clientes.
Voando em céus mais tranquilos, a série MAX ainda assim enfrenta algumas questões, como o da certificação nos modelos MAX 7 e MAX 10, que ainda estão com seus futuros incertos.
No Brasil, a Gol é a única operadora do modelo.
Quantidade de 737 produzidos
Geração |
Versões |
Encomendas |
Entregas |
Carteira de Pedidos |
Primeiro Voo |
737 Original |
737-100 |
30 |
30 |
— |
09/04/1967 |
737-200 |
991 |
991 |
— |
08/08/1967 |
|
737-200C |
104 |
104 |
— |
18/09/1968 |
|
737-T43A |
19 |
19 |
— |
10/03/1973 |
|
737 Classic |
737-300 |
1.113 |
1.113 |
— |
24/02/1984 |
737-400 |
486 |
486 |
— |
19/02/1988 |
|
737-500 |
389 |
389 |
— |
30/06/1989 |
|
737 NG |
737-600 |
69 |
69 |
— |
22/01/1998 |
737-700 |
1.128 |
1.128 |
— |
09/02/1997 |
|
737-700C |
22 |
22 |
— |
14/04/2000 |
|
737-700W |
14 |
14 |
— |
20/04/2004 |
|
737-800 |
4.991 |
4.989 |
2 |
31/07/1997 |
|
737-800A |
191 |
169 |
22 |
25/04/2009 |
|
737-900 |
52 |
52 |
— |
03/08/2000 |
|
737-900ER |
505 |
505 |
— |
01/09/2006 |
|
737 BBJ |
737-BBJ1 (-700) |
122 |
122 |
— |
04/09/1998 |
737-BBJ2 (-800) |
23 |
23 |
— |
N/A |
|
737-BBJ3 (-900) |
7 |
7 |
— |
N/A |
|
737 MAX |
737 MAX (-7,-8,-9,-10) |
5.316 |
1.092 |
4.224 |
29/01/2016 |
Família Boeing 737 |
Todas as versões |
15.572 |
11.324 |
4.248 |
09/04/1967 |
Informações via Boeing de Fevereiro de 2023
Galeria de Fotos
Com mais de 11 mil unidades entregues, o 737 certamente é o maior sucesso comercial de toda história da Boeing. Seu legado é impressionante, seu futuro ainda é incerto, visto que a Boeing não deve dar sequência à família 737 depois da geração MAX.