Há exatos 76 anos, decolava pela primeira vez o Convair 240

Há exatos 76 anos, decolava pela primeira vez o Convair 240 posteriormente
Foto: SDASM Archives

Hoje (16) completam-se 76 anos anos da primeira decolagem do Convair 240, o primeiro bimotor pressurizado na história da aviação.


Histórico

Na metade da década de 40, a American Airlines estava em busca de uma aeronave para começar a substituir os seus DC-3s. A Convair estava desenvolvendo o seu modelo CV-110, que decolou pela primeira vez em 1946, mas não agradou muito a aérea norte-americana, principalmente devido ao seu tamanho.

Convair negative 35989321280
Foto: SDASM Archives

A fabricante então fez alterações no projeto, alongando a fuselagem para 22,76 m, ampliando assim de 30 para 40 assentos. Ao contrário do antecessor, o novo modelo também foi desenhado para ser pressurizado, ficando ainda mais atrativo para as companhias aéreas. Assim nasceu o Convair 240.

Convair 240 NX90849 5127300573
Foto: Bill Larkins

Primeiro voo

Sua produção se iniciou em 1947 e o primeiro voo aconteceu no dia 16 de março daquele ano. O responsável pela operação, que aconteceu em San Diego, onde estavam situadas as facilidades da Convair, foi o protótipo de registro NX90849. Assista ao vídeo abaixo:

Inovador naquele tempo, o bimotor ainda trazia outras novidades, como um novo sistema anti-gelo. Os motores escolhidos para equipar o modelo foram os Pratt & Whitney R-2800.

Convair CV 240 American Airlines JP7312361
Foto: Jon Proctor

Entregas

A primeira entrega aconteceu em 1948 para a American Airlines, que chegou a operar 75 unidades do Convair 240. Outras empresas aéreas, como a Lufthansa, PIA – Pakistan Airlines, KLM e a Varig também aderiram ao bimotor. A aérea brasileira o utilizou de 1954 até 1969, voando com modelo em voos domésticos e também em internacionais para Montevidéu e Buenos Aires.

Ao todo, 176 Convair CV-240s foram produzidos entre 1947 e 1954, ano em que a fabricação da aeronave foi finalizada.

À frente do seu tempo, o bimotor abriu o caminho posteriormente para outras variantes do projeto como o Convair 340 ou o Convair 580.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Últimas