Com relatos e fotos de 50 aeroportos brasileiros, livro “Céu de Aventuras” é lançado

Com relatos e fotos de 50 aeroportos brasileiros, livro “Céu de Aventuras” é lançado
Foto: Camila Barrionovo / Divulgação

Uma seleção cuidadosa de 50 aeroportos de norte a sul do Brasil com histórias, características, curiosidades e diversidade de cada um – desde os mais movimentados até os mais remotos. O livro “Céu de Aventuras”, escrito por Fábio Machado Passalacqua, foi lançado no último sábado (24/6), em Ribeirão Preto, na Biblioteca Sinhá Junqueira. A obra, publicada pela Editora Rota Cultural, conta com 319 páginas e reúne histórias do Brasil, das cidades, do autor, da aviação e dos aeroportos. Tudo isso, misturado a viagens de barco, passeios, aventuras, culinária, cultura local e aviões. 

Com um roteiro de mais de 250 fotografias que capturam a grandiosidade das aeronaves em solo e no ar e um conteúdo que aborda a amplitude dos aeroportos brasileiros, fundamentais para a conectividade, o redator de matérias aeronáuticas, Fábio Machado Passalacqua, desvenda nesta sua primeira publicação os segredos de cada um desses destinos incríveis aeroportuários.

A aviação e viajar são duas das maiores paixões do autor. Em todas suas aventuras, conhecer o aeroporto de cada local visitado sempre esteve nos roteiros. “A ideia do livro surgiu durante uma viagem, em Belém, em 2020. Foi ali que a ideia começou a ganhar corpo e decidi escrever sobre o tema”, relembra Fábio Passalacqua. 

Para concretizar o projeto, o autor escolheu 100 aeroportos e os dividiu em duas partes. “A partir daí, comecei a montar logísticas para chegar nos 50 primeiros aeroportos. Alguns dos que havia listado, eu já tinha visitado, mas a grande maioria ainda não. Com planos feitos, passei cinco meses viajando”. O primeiro mês, segundo ele, foi uma viagem pelo Centro-Oeste do Brasil; depois para o Nordeste, Sul, Norte e, por fim, no quinto mês, visitou aeroportos avulsos que ainda não havia conseguido encaixar nas programações anteriores. “Conheci um aeroporto selvagem, no meio da floresta Amazônica, onde os sons dos animais se misturam com os aviões. Essa é uma das realidades que trago no livro”, explica. Em breve, o segundo volume será lançado, revelando histórias de mais 50 aeroportos.

“A proposta é fazer com que o leitor conheça o Brasil atravessando por aeroportos de Norte a Sul em uma narrativa informal, como em um papo de hangar”, descreve o autor, acrescentando que levou um ano e quatro meses para concluir o livro.

“Céu de Aventuras” pode ser adquirido pelo site do Mercado Livre e também na Amazon. Mais informações através da rede social @fabiomp.aviation. 

Sobre o autor 

Nascido em 1997, em Ribeirão Preto, Fábio Passalacqua sempre foi apaixonado por aviação. O gosto pela fotografia veio em 2014, mesmo ano em que criou a primeira mídia na internet, o RAO Spotter, para mostrar a movimentação do Aeroporto Leite Lopes. Formado em Aviação Civil, Fábio atua hoje como redator de matérias aeronáuticas.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Últimas