Nesta quinta-feira (27), está completando 50 anos do primeiro voo do monoturbina Esquilo, um dos helicópteros mais populares no planeta.
No início da década de 70, a Aérospatiale iniciou estudos em um projeto para a substituição do modelo Alouette II, que já estava obsoleto. O desenvolvimento do novo helicóptero foi encabeçado pelo engenheiro-chefe René Mouille e o foco era uma aeronave com um bom custo benefício, prática, simples e competitiva no mercado. Assim nasceu o Aérospatiale AS350.
O modelo foi construído com novos materiais e, para se ter uma ideia, a seção do cubo de rotor do AS350 foi desenvolvida somente com 70 partes contra 377 partes de seu antecessor, o Alouette II. Isso significava custos operacionais menores aos usuários.
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Com matrícula F-WVKH, o protótipo do AS350C realizou seu primeiro voo em 27 de junho de 1974. O voo foi comandado por Daniel Bauchart e contou com a presença de Bernard Certain, engenheiro de voos de teste. Foram cerca de 40 minutos sobrevoando a bela região de Marignane, na França. O motor escolhido inicialmente para equipar o modelo foi o Lycoming LTS600-1A-592 e o helicóptero ganhou o nome de Écureuil, Esquilo em francês.
Em 1975, a fabricante realizou o primeiro voo da variante AS350B com motor Turbomeca Arriel e as entregas dos modelos B e C começaram em março e abril de 1978, respectivamente.
A versatilidade do helicóptero fez seu sucesso se espalhar pelo mundo e, com o passar do tempo, a Aérospatiale desenvolveu versões atualizadas da aeronave. Em 1979, o bi-turbina AS355 Écureuil 2 decolou pela primeira vez e, em 1987, o AS350 voou pela primeira vez com um fenestron no rotor de cauda no lugar do rotor convencional.
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No Brasil, o modelo começou a ser produzido na década de 80 após a criação da Helibras, que nasceu como parceira da Aérospatiale, e teve a Marinha Brasileira como sua primeira cliente com a encomenda de seis helicópteros Esquilo em 1979. O modelo se tornou o helicóptero mais popular no Brasil, décadas mais tarde, com sua produção em série na unidade fabril de Itajubá- MG.
Em 1992, a fusão da francesa Aérospatiale com a alemã Messerschmitt-Bölkow-Blohm gerou a criação do grupo Eurocopter e o helicóptero foi renomeado como Eurocopter AS350 Écureuil. Anos mais tarde, em 2005, o modelo bateu o recorde ao pousar e decolar do Monte Everest a uma altitude de 8.848 metros (29.029 pés).
Em 2014, a Eurocopter passou a se chamar Airbus Helicopters e o modelo ganhou um novo nome: H125.
Capaz de operar nos mais diversos tipos de terreno, o multimissão possui várias funções, atuando desde como um helicóptero para voos privativos com o proprietário até operando por diversas forças armadas ou realizando operações complexas de busca e salvamento.
O modelo é um dos mais utilizados em variadas missões por governos ao redor do planeta e foi precursor para outros helicópteros, como o H130. Em 2022, a família completou 7 mil unidades entregues e atualmente, somando o AS350 com o AS550, os modelos acumulam 31,9 milhões de horas de voo. No Brasil, é muito utilizado por empresas de táxi-aéreo, transporte VIP e corporativo (ACH125), serviços parapúblicos, forças armadas, inspeções de linhas de transmissão, cobertura jornalística, entre outros.
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Especificações do H125:
- Capacidade: 1 piloto + 6 passageiros
- Alcance: 340 nm (630 km)
- Velocidade: 136 kts
- Comprimento: 10.68 m
- Altura: 3.34 m
- Diâmetro do rotor: 10.69 m
- Área do rotor: 89.75 m2