Airbus controla drone a partir de avião-tanque

Airbus controla drone a partir de avião-tanque
Foto: Airbus

A Airbus Defence and Space e a subsidiária integral da empresa, Airbus UpNext, obtiveram êxito em realizar a orientação e controle autônomo de um drone em pleno voo, usando um A310 MRTT.

Esse é o primeiro passo em direção ao Voo em Formação Autônoma e ao Reabastecimento Aéreo Autônomo (A4R).

Conhecidas como Auto’Mate, as tecnologias foram integradas em uma plataforma de teste de voo A310 MRTT e em vários drones-alvo DT-25. O jato decolou de Getafe, Espanha, em 21 de março.

Durante quase seis horas de teste de voo, o controle dos quatro receptores lançados aconteceu sem interação humana. Os diferentes receptores foram controlados e guiados até uma distância mínima de 150 pés (cerca de 45 metros) do A310 MRTT.

Sobre as águas do Golfo de Cádiz, o controle do drone passou de uma estação terrestre para o A310 MRTT.

“Embora ainda estejamos em estágio inicial, conseguimos isso em apenas um ano e estamos no caminho certo para o trabalho em equipe entre tripulados e não tripulados, e para operações futuras da força aérea, onde caças e aeronaves de missão voarão em conjunto com enxames de drones.”

Jean Brice Dumont, chefe de Sistemas Aéreos Militares da Airbus Defence and Space

Essas soluções possuem o potencial de minimizar a fadiga da tripulação e o potencial de erro humano. Outro destaque vai para a redução dos custos de treinamento da tripulação, proporcionando operações mais eficazes.


LEIA TAMBÉM: 


Uma segunda campanha deve acontecer no final de 2023, explorando o uso de sensores de navegação baseados em inteligência artificial e algoritmos avançados para voo em formação autônoma. Além disso, também haverá dois drones simulados voando perto do A310 MRTT para demonstrar operações autônomas com múltiplos receptores e algoritmos de prevenção de colisão.

Assista ao vídeo da missão:

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *