Aena assume administração do aeroporto de Montes Claros

Aena assume administração do aeroporto de Montes Claros
Foto: Fábio Passalacqua

A Aena assumiu à 0h desta quinta-feira (16) a administração do aeroporto de Montes Claros (MG). O primeiro voo sob a nova gestão foi o GOL 1336. O pouso ocorreu às 2h, proveniente de São Paulo-Guarulhos (SP). A primeira decolagem foi o voo Azul 4421, às 5h49, com destino a Belo Horizonte (MG).

O aeroporto de Montes Claros recebe voos da Azul, Gol, Latam e VoePass. As operações incluem voos para Belo Horizonte, São Paulo-Guarulhos (SP), Salvador (BA) e Porto Seguro (BA). O terminal do norte de Minas Gerais é o terceiro mais movimentado do estado. Em 2019, último ano antes da pandemia, o aeroporto mineiro recebeu 219 mil passageiros. Em 2022, a movimentação subiu para 244 mil passageiros. Até setembro deste ano, já passaram pelo terminal 260 mil passageiros.

O aeroporto de Montes Claros receberá melhorias. A Aena planeja uma ampliação que irá quase dobrar o tamanho do terminal de passageiros, passando dos atuais 2.000 metros quadrados para 3.700 metros quadrados. A superfície disponível na área pública do terminal será 3,5 vezes maior que a atual.

Para aumentar a segurança, a Aena irá instalar áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras. Haverá um novo pátio de aeronaves para a aviação comercial, com quatro posições de estacionamento tipo C, além de um novo pátio para a aviação geral e uma nova pista de táxi para as aeronaves.

A Aena entrega até dezembro o anteprojeto à Anac com os planos para a modernização do terminal. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Últimas