Em nossa edição 618, Panda Beting contou a preciosa história da Air France. Fundada em 1933 a partir da união das empresas Air Orient, Air Union, Compagnie Générale Aéropostale, Compagnie Internationale de Navigation Aérienne e SGTA, a Air France se consolidou como a empresa aérea de bandeira da França e desde seus princípios leva o nome do país para viajar ao redor do planeta, com rotas para todos os cantos.
Ao longo de sua rica trajetória, a empresa já voou com diversos modelos, incluindo o Breguet 761, o SE 210 Caravelle, o raro Latécoère 631, Boeing 707, A380, A300, A310, Vickers Viscount, A340-300, Boeing 747-100/-200/-300/-400, o supersônico Concorde e muitas outras aeronaves. Sua frota atual é composta por 224 aviões. Se considerarmos a subsidiária regional Air France HOP, o número vai para 260 aeronaves. Confira mais detalhes da frota atual da empresa:
Modelo | Quantidade |
A220-300 | 36 |
A318 | 6 |
A319 | 10 |
A320 | 36 |
A321 | 15 |
A330-200 | 15 |
A350-900 | 33 |
777-200 | 18 |
777-300ER | 43 |
777F | 2 |
787-9 | 10 |
Total: | 224 |
Curiosidades
- Aeronave mais nova da frota: A350-900 F-HUVJ com menos de 1 mês de idade
- Aeronave mais experiente da frota: A321 F-GMZA com 30,1 anos
- Última aeronave recebida: A350-900 F-HUVJ em julho de 2024
- Média de idade da frota: 12,7 anos
- Quantidade de aeronaves recebidas em 2023: 24 exemplares
- Obs.: a Air France é uma das duas únicas empresas aéreas que ainda voam com o A318 em voos comerciais
Air France HOP
Modelo | Quantidade |
E170 | 13 |
E190-E1 | 23 |
Total: | 36 |
- Aeronave mais nova da frota: E190-E1 F-HBLQ com 3,9 anos
- Aeronave mais experiente da frota: E170 F-HBXL com 21,3 anos
- Última aeronave recebida: E190-E1 F-HBLZ em julho de 2024
- Média de idade da frota: 13,5 anos
- Quantidade de aeronaves incorporadas em 2023: 2 exemplares
Quer saber mais sobre a história da Air France? Assine já a Flap e leia a matéria Aerolinhas da edição 618
4 respostas
Gosto de voar com air france,quando voei pela 1°vez na air france já foi a muitos foi em 1990 vum voo lisboa paris orly, voei num icónico avião da altura o Boeing 727-228 matricula F-BPJK, paris lisboa foi no F-BPJP tambem um 727-228, velhos tempos
Os aviões A220, Aida com graves problemas
Nos motores, os PratWhitney.
Os motores fcm 56/Leap 1 são fiáveis.
O motos VA2500, também não era mau.
O QUE FOI FEITO DOS A 380 ???
TRABALHEI NA AIR FRANCE DE 07/04/1960 ATÉ 30/06/1996 QUANDO ME APOSENTEI COMO DIRETOR PARA O RIO DE JANEIRO , NORTE , NORDESTE E CENTRO DO BRASIL + AEROPORTO GALEÃO.
FORAM 36 ANOS E DOIS MESES .
A Air France é 10 em todos os requisitos.senssacional viajar pela Air France.