A Lufthansa é uma das companhias aéreas mais tradicionais da aviação e sua história com o Brasil começou na década de 30, quando sua predecessora, a Deutsche Luft Hansa, junto com sua subsidiária nas Américas voavam entre Alemanha e Brasil.
Com a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, a Deutsche Lufthansa foi liquidada e a empresa foi recriada na década de 50 como Luftag e, em 1954, passou a se chamar Lufthansa. Em 1956, a aérea começou a voar na rota Hamburgo-Paris-Dacar-Rio de Janeiro com o Constellation. Hoje, várias décadas depois, a companhia continua consolidada como uma das principais opções no mercado Brasil-Europa e atende duas cidades brasileiras: Rio de Janeiro e Guarulhos.
Veja abaixo como foi a ocupação da Lufthansa no Brasil nos seis primeiros meses de 2024:
- Guarulhos -> Frankfurt (operado pelo Boeing 747-8)
- Janeiro: 94,7%
- Fevereiro: 85,1%
- Março: 92,4%
- Abril: 96,6%
- Maio: 94,9%
- Junho: 93,6%
- Média dos seis meses: 93%
- Frankfurt -> Guarulhos (operado pelo Boeing 747-8)
- Janeiro: 90,2%
- Fevereiro: 90,8%
- Março: 86,6%
- Abril: 82,8%
- Maio: 83,6%
- Junho: 90,6%
- Média dos seis meses: 87,3%
- Rio de Janeiro -> Frankfurt (operado pelo A340-300)
- Janeiro: 90,2%
- Fevereiro: 83,5%
- Março: 86%
- Abril: 90,9%
- Maio: 88,2%
- Junho: 81,6%
- Média dos seis meses: 86,8%
- Frankfurt -> Rio de Janeiro (operado pelo A340-300)
- Janeiro: 86,4%
- Fevereiro: 84,1%
- Março: 82,7%
- Abril: 74,6%
- Maio: 72,4%
- Junho: 84,4%
- Média dos seis meses: 79,5%
Além das duas rotas atuais (voos comerciais de passageiros), a Lufthansa voltará a oferecer voos, a partir de dezembro deste ano, no trecho Munique-Guarulhos.
Veja como está a ocupação da Air China nos voos para o Brasil