Relembre: a breve história do A320 na Aerolíneas Argentinas

Relembre: a breve história do A320 na Aerolíneas Argentinas
Foto: José Luis Celada Euba via Flickr

No começo de 2008, cartazes espalhados pelas ‘calles’ de Buenos Aires anunciavam: “Chega para toda a Argentina o nosso primeiro A320”.

O primeiro deles, LV-BNZ, chegou ao país em 12/02/2008. Antes de ser incorporado pela Aerolíneas, o exemplar havia voado na Thomas Cook Belgium e, em seu traslado para a Argentina, fez uma parada intermediária em Recife, onde realizou um pernoite.

O segundo, LV-BOJ, chegou na sequência, em 19/03/2008 e também havia operado anteriormente na Thomas Cook Belgium. Na época, a Aerolíneas Argentinas era controlada pelo grupo Marsans e havia a promessa de trazer até quatro A320, com a ideia de iniciar uma “renovação” na frota da companhia, que era composta, em sua maioria, por 737-200 e 737-500.

Ambos pousaram no Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires, e foram estacionados nos hangares da companhia enquanto recebiam as devidas habilitações da Força Aérea Argentina e da ANAC. Simultaneamente, as tripulações estavam sendo treinadas para voar com o modelo da Airbus.

A Aerolíneas chegou a programar os primeiros voos com o modelo, ainda em caráter de treinamento. A rota seria entre Ezeiza e Rio de Janeiro (Galeão), no entanto, jamais aconteceu. A chegada promissora da dupla de A320 para a companhia acabou frustrada: nenhum deles sequer realizou um voo comercial com passageiros nas cores da aérea argentina. Eles ficaram estacionados durante 9 meses em Ezeiza, até que em dezembro de 2008, a Aerolíneas os devolveu ao lessor (AerCarp).

Alguns motivos (não confirmados) foram apontados como “culpados” para o A320 jamais ter operado pela Aerolíneas Argentinas, como por exemplo, a falta de peças de reposição para os aviões.

Um terceiro exemplar chegou a receber as cores da companhia e iria voar com a matrícula LV-BPC. No entanto, não foi entregue à Aerolíneas.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Últimas