Na sexta-feira, 5 de janeiro, um Boeing 737 MAX 9 da Alaska Airlines se envolveu em uma ocorrência onde o painel de encaixe (plug) se desprendeu e deixou um buraco na fuselagem enquanto a aeronave estava em procedimento de subida, minutos depois de ter decolado de Portland. A aeronave regressou para a cidade norte-americana e realizou um pouso de emergência. Ninguém se feriu.
A Federal Aviation Administration – FAA exigiu uma inspeção imediata nos jatos do modelo que possuem este anteparo instalado no local de onde seria uma porta de emergência. A medida afetou a maioria dos operadores e várias aeronaves do modelo ficaram estacionadas. Após cerca de 20 dias de inspeções, o 737 MAX 9 foi autorizado novamente a voltar a voar e as empresas aéreas retomaram os voos com o jato de forma gradual. A maioria já está ativa, confira o panorama atual sobre o 737 MAX 9:
- Aeromexico: possui 19 em sua frota. 18 ativos / 1 estacionado;
- Air Tanzania: possui 1 em sua frota. Ativo;
- Alaska Airlines: possui 65 em sua frota. 48 ativos / 17 estacionados;
- Copa Airlines: possui 29 em sua frota. Todos ativos;
- Corendon: possui 2 em sua frota. Todos ativos;
- Flydubai: possui 3 em sua frota. Todos ativos;
- Icelandair: possui 4 em sua frota. Todos ativos;
- Lion Air: possui 3 em sua frota. 2 ativos / 1 estacionado;
- Reliance Industries (VIP): possui 1. Estacionado;
- SCAT Airlines: possui 5 em sua frota. Todos ativos;
- Turkish Airlines: possui 5 em sua frota. 4 ativos / 1 estacionado;
- United Airlines: possui 79 em sua frota. 64 ativos / 15 estacionados.