Boeing, NASA e United Airlines testam os benefícios do SAF em voo

Boeing, NASA e United Airlines testam os benefícios do SAF em voo
Foto: Divulgação

A Boeing, em parceria com a NASA e a United Airlines, realizará testes em voos para avaliar como o combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) pode afetar os rastros de condensação e as emissões não relacionadas a carbono, além de reduzir o impacto climático do ciclo de vida do combustível.

O segundo ecoDemonstrator Explorer da Boeing, um 737-10 e de propriedade da United Airlines, voará com 100% de SAF e combustível de aviação convencional em tanques separados, alternando os combustíveis durante os testes.

A aeronave será seguida pelo DC-8 Airborne Science Lab da NASA, que medirá as emissões produzidas por cada tipo de combustível e partículas de gelo das trilhas de condensação. Como parte dos testes, satélites da NASA também vão captar imagens da formação de rastros.

O objetivo dos pesquisadores é entender como os combustíveis avançados, os projetos de combustão do motor e outras tecnologias podem reduzir o aquecimento atmosférico. Por exemplo, os testes vão avaliar como o SAF afeta as características dos rastros de condensação persistentes produzidos quando as aeronaves voam no ar frio e úmido. Embora o seu impacto total ainda não seja compreendido, algumas pesquisas sugerem que certos rastros podem reter calor na atmosfera.

O programa ecoDemonstrator da Boeing foi ampliado este ano para incluir aeronaves Explorer com foco em projetos de testes específicos de curto prazo. A Boeing e a NASA realizaram testes de emissões do SAF em solo com uma aeronave 737-9 da Alaska Airlines em 2021 e em jatos em teste em voo com o ecoDemonstrator 777-200ER e o 787-10 em 2022. A Boeing se comprometeu a entregar aeronaves comerciais compatíveis com 100% SAF até 2030.

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