“McDonald Douglas”: o MD-83 da Crossair com o esquema especial do McDonald’s

"McDonald Douglas": o MD-83 da Crossair com o esquema especial do McDonald's

O mundo da aviação já viu diversas pinturas curiosas, bonitas e interessantes, desde aviões pintados de Arara, como o Embraer 195-E2 PS-AEF da Azul, o incrível Boeing 757 TF-FIU da Icelandair com cores de Auroras Boreais, ou também o mágico Boeing 737-800 G-CWSZ da Westjet personalizado com um esquema da Disney.

Entre as várias pinturas diferentes, que são adoradas principalmente pelos entusiastas, diversas ficaram marcadas, como a feita pela Crossair na década de 90.

O McPlane

Em 1996, a operadora turística Hotelplan fretou o MD-83 de matrícula HB-IUH da Crossair, baseada na Suíça, para realizar voos para destinos no Mediterrâneo em pacotes comprados pelos seus clientes. A agência de turismo e empresa aérea suíça fecharam uma parceria com um dos fast-foods mais conhecidos do mundo: o McDonald’s.

Para celebrar a colaboração, a aeronave foi completamente pintada de vermelho e o escrito “McDonald’s” foi estampado na fuselagem. A logomarca do fast-food foi plotada no estabilizador vertical e o interior do MD-83 também foi personalizado com poltronas vermelhas-ketchup e com o famoso M no encosto dos assentos. Nasceu aí o apelidado do McPlane.

“Aqui quem fala é o comandante a bordo do McPlane neste voo de Zurich para Palma. BigMacs e milkshakes serão agora servidos”

A fala apareceu no jornal The Independent na época e era real. Os passageiros que voaram a bordo do McPlane podiam saborear um dos lanches mais famosos do mundo: o Big Mac. Cheeseburgers e Chicken Nuggets também faziam parte do cardápio. Uma curiosidade é que decidiu-se não servir batatas fritas pois não seria possível instalar fritadeiras a bordo. Pelo menos essa foi a justificativa usada pelas empresas.


LEIA TAMBÉM:


 

A experiência de quem voou na aeronave certamente foi única, principalmente para as crianças, que além do lanche ganhavam também brinquedos, livros de história, jogos, pinturas e um certificado do voo. A campanha publicitária custou cerca de 4 milhões de dólares na época.

A aeronave voou com o esquema especial de 1996 até 2000 e deixou de operar pela Crossair em 2002, quando a Swiss absorveu a empresa. Este MD-83 continua ativo até os dias de hoje, voando agora no Irã pela Kish Air, como EP-LCO.


Qual a sua pintura especial favorita?

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *