Quando o piloto de testes do H160, Olivier Gensse, saiu do simulador de voo completo (FFS) após o treino final e disse: “Parecia exatamente com o H160”, foi música para os ouvidos da equipe do projeto do simulador.
Anos de trabalho árduo valeram a pena, abrindo caminho para a qualificação do simulador pela autoridade de aeronavegabilidade europeia EASA em agosto de 2020.
Hoje, os pilotos e instrutores de voo do simulador já começaram o treinamento enquanto se preparam para a entrada em serviço deste helicóptero bimotor médio de próxima geração em 2021.
“Sempre que um novo helicóptero é lançado na Airbus, o desenvolvimento do FFS começa em paralelo para que os pilotos possam começar o treinamento do simulador bem antes de o helicóptero entrar em serviço”, disse Christoph Zammert, Chefe de Suporte ao Cliente e Serviços da Airbus Helicopters.
No caso do H160, isso significou uma estreita colaboração entre três parceiros: Airbus Helicopters, que define os requisitos e fornece o software e os dados do H160; Thales, que produz o hardware, sistemas de movimento, visuais e acústicos; e Helisim, que dirige o centro de treinamento no sul da França e trabalha com a Thales na instalação.
“Construir um FFS simultaneamente com o produto real sempre é mais complexo do que construir um simulador para um produto acabado. Existem mais incógnitas e muitas peças móveis”, explicou Sabrina Barbera, Chefe de Operações de Treinamento e Voo da Airbus Helicopters. “Isso torna o processo um desafio único e emocionante, que havia sido feito apenas uma vez antes, com o H175.”
A designação de Nível D é o nível mais alto possível de simulação de voo completa
Para certas autoridades, como a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, uma hora em um simulador de Nível D pode substituir uma hora de voo na aeronave real.
O papel do piloto de teste, portanto, não pode ser subestimado. O piloto de teste conhece intimamente o helicóptero e suas características de vôo, então, se o simulador não reproduzir a experiência de voar com perfeição, então não está à altura.
“Você não vê nenhuma diferença. Fornecemos à Thales e aos nossos parceiros toda a documentação de que precisam para serem idênticos: as mesmas dimensões, sentimento, comportamento, interruptores, sensações de movimento e experiência visual”, declarou Emmanuelle Romanzi, gerente de projeto do H160 FFS.